32.3 C
Manaus
17 de outubro de 2025 | 09:59

Pfizer solicita à Anvisa que remédio contra Covid seja liberado no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (16-fev), em Brasília, pedido da Pfizer para uso emergencial do medicamento contra Covid-19 Paxlovid (nirmatrelvir +ritonavir).

Segundo a farmacêutica, os estudos demonstram que, quando administrado no início da infecção, o Paxlovid, que é do tipo antiviral e de uso oral, tem a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes. Os dados serão analisados pela Anvisa.

“O prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a covid-19 é de até 30 dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência no processo”, explicou a Anvisa, em nota à imprensa.

As primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis.

Se houver informações importantes faltando, a agência pode solicitá-las ao laboratório.

No último dia 19 de janeiro, a Anvisa e o laboratório já haviam realizado reunião de pré-submissão do produto, etapa anterior ao envio formal do pedido pela empresa.

Leia também outras matérias

Polícia pede ajuda para encontrar tarado que abusou de menina de 12 anos

Hugo Bronzere

Teste genético capaz de identificar, com antecedência, várias doenças poderá ser oferecido no AM

Redação Zero Hora AM

Teto para reajuste de medicamentos é publicado; entenda

Redação Zero Hora AM
Carregando....