26.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 04:19

Resgate do dinheiro esquecido em bancos inicia nesta segunda (07)

Os brasileiros com algum dinheiro ‘esquecido’ nos bancos vão poder conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir desta segunda-feira (7). São R$ 4 bilhões que serão pagos a 28 milhões de clientes – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas, segundo o Banco Central.

Entre os dias 7 e 14 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano. Para os demais, os recursos serão liberados nas semanas seguintes (veja o calendário mais abaixo).

Até a última sexta-feira (25), 116.808.865 clientes, pessoas físicas e empresas, tinham feito consultas no sistema para saber se têm algum dinheiro esquecido. Desse total, segundo o BC, 25,9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de pessoas jurídicas tinham algum alguma quantia a receber. Outros 90,6 milhões não tinham saldo.

Calendário

As consultas de valores e pedidos de resgate devem ser feitos seguindo o calendário abaixo, que considera a data de nascimento do cliente ou de criação da empresa.

Como consultar o valor e pedir o resgate

  • Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível – não é preciso esperar o dia 7. É só acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento
  • PASSO A PASSO PARA CONSULTAR O VALOR E PEDIR O RESGATE:

    • Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados
    • Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
    • Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade
    • Consultar:
      a)  o valor a receber;
      b) a instituição que deve devolver o valor;
      c) a origem (tipo) do valor a receber; e
      d) informações adicionais, quando for o caso.
    • Clicar na opção que o sistema indicar:
      a) ” Solicitar por aqui ” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
      –  selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
      –  guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
    • b) ” Solicitar via instituição ” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

     

    Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.

Leia também outras matérias

Apagões de internet revelam descaso da empresa Claro/NET com consumidores do AM, repudia Serafim

Redação Zero Hora AM

Governo do AM paga parte da ajuda de custo do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

Redação Zero Hora AM

Sefaz divulga lista dos premiados na Campanha Nota Fiscal

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo