32.3 C
Manaus
27 de abril de 2024 | 17:02

‘X-tudo paraense’ abocanha 1º lugar nacional na 16ª edição do Brasil Sabor

Das mãos de uma família “paranauara” foi lançado o “x-tudo paraense”, uma delícia que “abocanhou” o primeiro lugar nacional na 16ª edição da Premiação Brasil Sabor; seletiva em que personalidades, jornalistas, influencers e formadores de opinião de todo o Brasil experimentam pratos da culinária local e geram uma nota.

A receita premiada, – que leva caranguejo; farofa de camarão com banana; o arroz paraense, que é o arroz com camarão, jambu e tucupi; o vatapá, e o camarão com alho e óleo, – é o carro-chefe da Casa Paraense, comandada há quatro anos pelo amazonense Mauro Tiago e pela mãe dele, a paraense Zuleide Nogueira.

Ao relembrar da formatação do prato, Mauro conta que ao inaugurar a Casa Paraense, os frequentadores queriam experimentar de tudo um pouco. Dessa forma, ele encontrou a necessidade de lançar uma novidade que agradasse a todo.

Dessa forma, nasceu o premiado “X-tudo paraense”. O sucesso de venda custa em média R$ 72 é muito bem servido. O empresário, que mantém quatro unidades (Planalto, Cachoeirinha, Cidade Nova e Fortaleza (CE), revela que para dar conta da alta demanda gastronômica, antigamente utilizava 1 tonelada de camarão por mês. Hoje, para atender os dois estados, a Casa Paraense utiliza 4 toneladas/mês.

Além dos insumos paraenses, nas receitas ainda é possível experimentar iguarias tipicamente amazonenses como a farinha ovinha, o peixe. Mas para aquele cliente que opta pelos itens do Pará, como a farinha de Bragança ou açaí de Belém. “A culinária amazonense é muito parecida com a paraense. A gente utiliza vários produtos do Amazonas, como as farinhas, assim como as iguarias do Pará”, disse.

Projeção

O empresário Mauro Tiago pretende expandir franquias para fora do estado para poder vender insumos amazônicos para o mercado nacional e internacional.

“Vamos nos concentrar na administração das cinco Casas Paraenses. Mas vamos estruturar esse projeto para mais à frente. Nossa intenção é fazer isso, para termos a nossa cultura e a gastronomia muito bem representados no Brasil e no Mundo”, concluiu.

Mas antes de explorar o mercado internacional, Mauro Tiago anunciou que no próximo dia 12 de agosto, a Casa Paraense desembarca na cidade de Parintins, a Terra dos Bois Caprichoso e Garantindo, na fronteira com o estado paraense. O empresário informa que a administração será de Marco Rosas.

Mauro relata ainda que a Casa Paraense valoriza a prata da casa na expansão dos negócios no Amazonas e no Brasil. “A Casa Paraense da Cidade Nova é administrada pelo meu amigo ‘Rafão’. Ele começou como nosso cliente, depois virou gerente da unidade das Torres, e depois de um ano virou sócio na unidade da Cidade Nova; em breve vai ser um franquiado. Na avenida das Torres, eu chamei meu primo, que é o Lucas, que virou supervisor, gerente e, agora, é o proprietário de lá”.

Brasil Sabor

Iniciado em 2006, o Brasil Sabor foi criado a partir do momento em que se notou a existência de eventos culinários municipais em 16 cidades brasileiras. Ali, o foco foi unificar todo isso em uma única celebração.

A 16ª Edição do Brasil Sabor teve como tema ‘Maior do Mundo, Original do Brasil’ e aconteceu entre os dias 12 a 29 de maio, de forma híbrida, ou seja, presencial e pelo delivery. Cada participante teve que elaborar um prato que remetesse à cozinha local, com ingredientes regionais.

Leia também outras matérias

Policial militar fica ferido em grave acidente em avenida de Manaus

Redação Zero Hora AM

Terminal de ônibus em Manaus terá detector facial para identificar usuários

Redação Zero Hora AM

URGENTE: revoltada com os atrasos, população quebra ônibus em terminal de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo