15 de abril de 2025 | 01:09

Roda de Conversa promove conscientização sobre TDAH e quebra de preconceitos

Dando continuidade à série de eventos voltados à saúde dos servidores e de seus familiares, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoverá, na próxima quinta-feira (21-jul), a roda de conversa “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH – pelos olhos da sociedade”.

O evento será realizado no auditório da Corte de Contas, das 9h às 11h, e contará com a participação de especialistas renomados na área de saúde mental.

Realizado pela Diretoria de Saúde (Disau/TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP), o evento tem como objetivo promover a conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O evento busca também combater o preconceito relacionado ao diagnóstico, desmistificando crenças equivocadas e oferecer orientações tanto para as pessoas diagnosticadas com o transtorno quanto para seus familiares e cuidadores.

“O TDAH é um transtorno que afeta muitas pessoas e é fundamental que haja conscientização adequada sobre o assunto. A roda de conversa promovida pelo TCE-AM visa contribuir para a quebra de preconceitos, além de fornecer informações relevantes para o diagnóstico e tratamento do TDAH”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site da ECP, pelo endereço virtual https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/. Participantes que se inscreverem poderão receber certificado com carga horária de 2 horas.

Palestrantes

A Roda de Conversa terá a participação de três palestrantes especializadas no tema.

Julyane Garcez Ferreira é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui

mestrado em Psicologia na linha de pesquisa em Processos Psicológicos e Saúde, e é sócia proprietária na empresa Evolluna Psicologia.

Com ampla experiência em atendimento clínico e docência, Julyane Ferreira  tem se dedicado aos estudos relacionados à terapia cognitivo-comportamental, desenvolvimento humano, avaliação psicológica e neuropsicologia.

Valéria Cerqueira é médica formada pela primeira turma da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e especialista em psiquiatria, com pós-graduação em saúde mental e dependência química também pela UEA.

Além disso, possui atualização em psiquiatria infantil, trazendo um conhecimento abrangente sobre o diagnóstico e tratamento do TDAH em crianças e adolescentes.

A terceira palestrante, Monique de Souza Vitoriano Carneiro, é médica graduada pela Ufam, com residência médica em Neurologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Monique Carneiro é membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e tesoureira do Capítulo Estadual do Amazonas da ABN.

De acordo com a diretora de Saúde do TCE-AM, doutora Erika Fernandes, o evento chama atenção principalmente para o fato de que o TDAH, apesar de ser cada vez mais comum, continua subnotificado, passando despercebido pelas pessoas.

Segundo ela, isso acontece, entre outros fatores, pelo desconhecimento, que acaba gerando preconceitos e atrapalhando um possível tratamento.

TDAH

O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos. Os sintomas do TDAH incluem hiperatividade, impulsividade e desatenção.

O transtorno pode causar dificuldades na escola, no trabalho e nos relacionamentos pessoais.

Leia também outras matérias

Governador Wilson Lima efetua pagamentos às famílias contempladas por subsídio do Amazonas Meu Lar

Redação Zero Hora AM

Vereadores de Manaus aprovam reajuste do próprio salário; em 2025 será de R$ 26 mil

Redação Zero Hora AM

TCE-AM abre inscrições para seminário sobre Administração Pública e Democracia

Redação Zero Hora AM