27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 10:18

Licitação da Prefeitura de Barcelos é suspensa pelo TCE-AM por falta de transparência

Em decisão monocrática publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de quinta-feira (14-dez), o auditor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Luiz Henrique Mendes, determinou a suspensão de um processo licitatório da Prefeitura de Barcelos que previa a aquisição de grupos geradores de energia elétrica.

De acordo com o relatório apresentado pelo auditor, o Edital de Licitação nº 025/2023 teve a competitividade restringida por descumprir com a Lei de Transparência ao não ser disponibilizado no Portal da Prefeitura de Barcelos.

A medida cautelar foi solicitada pela empresa Agrícola Rio Preto LTDA, uma das interessadas no certame.

A representação da empresa apontou que a Ata de Pregão Presencial não estava disponível para consulta no portal da transparência da Prefeitura de Barcelos.

Sem informações no site da prefeitura

O aviso indicava que o edital e seus anexos poderiam ser obtidos na sede da prefeitura, por e-mail ou pelo Portal da Transparência. No entanto, ao verificar o site, não era possível encontrar as informações do referido edital.

A empresa ainda alegou que, mesmo após solicitar os documentos via e-mail, por três vezes, não obteve resposta.

Segundo a representante, a falta de disponibilização do edital em canais de acesso público, como o Portal da Transparência, sugere um direcionamento do certame, desrespeitando a Lei 12.527/2011, que trata da transparência nas instituições públicas.

Indícios de irregularidades

Na decisão publicada, o auditor Luiz Henrique Mendes reconheceu os indícios de irregularidades no procedimento licitatório, ao constatar que os editais e demais anexos da Prefeitura de Barcelos não são atualizados no portal desde 2021.

Com os indícios, o auditor decidiu a suspensão do Pregão Presencial nº 25/2023, no estado em que se encontra, para que não haja a aquisição irregular do objeto proposto no edital.

Leia também outras matérias

Governo do AM anuncia expediente reduzido nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Redação Zero Hora AM

Escritora Lygia Fagundes Telles morre em SP aos 98 anos

Redação Zero Hora AM

Prefeituras e câmaras municipais do AM têm até 15 de outubro para responder questionário do projeto InterAgir

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo