26.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024 | 02:24

Presidente do TCE-AM recebe Medalha de Mérito por atuação em defesa das mulheres

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, foi homenageada no 1º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar – Não se cale, fale! (ENOE), em Manaus.

A conselheira recebeu a Medalha de Mérito REDEFEM, em reconhecimento à sua contribuição no enfrentamento à violência contra a mulher.

Yara Amazônia Lins destacou-se pela criação da Ouvidoria da Mulher no TCE-AM, a primeira do tipo entre os Tribunais de Contas do Brasil.

Inaugurada em abril de 2024, a Ouvidoria tem sido fundamental na proteção dos direitos das mulheres e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.

A conselheira Yara Lins destacou que a criação da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM, foi impulsionada pelos relatos de mulheres que vivenciaram violência.

“Ouvi relatos e testemunhei situações constrangedoras. Não foi fácil me manter de pé. Mas baixar a cabeça nunca foi uma opção. Pensando assim, tornamos realidade a Ouvidoria da Mulher, que vem atuando de forma eficiente na formulação de políticas públicas, e é uma causa com um inegável valor simbólico pois ainda é um desafio ser mulher neste país”, afirmou.

Medalha de Mérito REDEFEM

Doze personalidades foram condecoradas com a medalha, incluindo a diretora da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM, Ana Paula Machado Andrade de Aguiar.

O ENOE, realizado pela Rede de Estudos Jurídicos e Femininos (REDEFEM), reúne ouvidorias públicas e privadas para debater formas de combater a violência contra a mulher e faz parte da campanha nacional “Agosto Lilás”.

A programação do evento segue até amanhã (23-ago) no auditório do TCE-AM, com palestras sobre temas como violência obstétrica, independência financeira das mulheres e feminicídio.

Leia também outras matérias

Amazonino vai ao shopping e recebe apoio dos amazonenses para voltar ao governo

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima destaca mais de 12 milhões de refeições servidas nas unidades do Prato Cheio desde 2020

Redação Zero Hora AM

Idoso morre atr0pelado em avenida de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo