31.3 C
Manaus
18 de outubro de 2024 | 20:41

Alberto Neto e Maria do Carmo ouvem necessidades de produtores e firmam compromisso para a criação do Distrito Rural de Obras

Na manhã desta sexta-feira (18-out)  os candidatos da coligação Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo), se reuniram com representantes das comunidades rurais de Manaus para ouvir suas principais necessidades e falar de suas propostas de melhorias. A reunião foi organizada pela vereadora professora Jacqueline (União), que trouxe uma reclamação comum aos produtores rurais: as gestões públicas têm ignorado as demandas dos agricultores.

“É preciso fortalecer a Secretaria de Agricultura, com ações que vão desde a assistência técnica até a pavimentação asfáltica. Precisamos garantir que o agricultor consiga chegar aos grandes centros urbanos para assegurar a segurança alimentar. Vieram várias promessas, mas continuamos com escolas de madeira, por exemplo. Estamos com apenas 14 fichas de médico por mês, o que não atende a demanda”, disse Daniel Leandro, da comunidade Caramuri, ao enumerar os diversos problemas da região.

Capitão Alberto Neto acolheu os pedidos e se comprometeu em melhorar as condições de vida e fomentar a produção econômica dessas populações por meio de um Distrito de Obras Rural. “Eu olho muito para o setor primário, há um potencial gigantesco aqui. Temos um grande mercado consumidor e vamos aproveitar isso. Nosso compromisso é criar o Distrito de Obras Rural. Vamos tirar isso no papel e tornar realidade”, garantiu.

A Professora Maria do Carmo também apresentou medidas que possibilitem o escoamento dos produtos criados nessas comunidades e se comprometeu a promover mudanças no meio rural.

“As reivindicações são muito justas, e o potencial está sendo desperdiçado. Hoje em dia, não escoar a produção e perder a mesma por falta de energia é absurdo. Eu fui a vários ramais e percebi que alguns têm ladeiras que você não consegue subir se o carro não tiver tração. No inverno, é impossível. Então, as reivindicações são todas justas, e a questão principal é a falta de vontade de resolver. São problemas muito simples de solucionar. Nós vamos fazer isso, pode ter certeza”, afirmou a vice.

A falta de pavimentação foi, inclusive, a principal reclamação de Andreia, moradora do Ramal do São Francisco, localizado no km 42 da AM-010: “A principal dificuldade de todo produtor que mora na Zona Rural é o escoamento da produção. A criação do Distrito de Obras Rural é um desejo muito antigo, mas nunca teve o apoio necessário da prefeitura”.

Estiveram presentes no encontro, represetantes dos ramais e comunidades São Francisco, Caramuri, Pau Rosa, Terra Nostra, Canaã, Consolação, Puraquequara e outras áreas rurais. A chapa Ordem e Progresso se comprometeu, ainda, a criar quadras esportivas, escolas e a mecanização da produção.

“Todos os compromissos que assumimos aqui hoje são dever do município. A diferença é que quem não fez, não vai fazer. São compromissos realizáveis e direito do cidadão. Comigo é a Professora Maria do Carmo vamos fazer uma gestão voltada Lara as pessoas”, finalizou o Capitão Alberto Neto.

FOTOS – Tadeu Rocha

Leia também outras matérias

Senador Eduardo Braga recebe título de Cidadão de Manaquiri

Hugo Bronzere

Mulher morre ao cair em bueiro após acidente na zona norte de Manaus

Redação Zero Hora AM

Saiba quem são os 41 vereadores eleitos em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo