28.3 C
Manaus
6 de julho de 2025 | 14:15

Governador do AM anuncia pagamento de progressões a mais de 2 mil professores e pedagogos da rede estadual

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (06-mar), o pagamento das progressões verticais para 2.054 professores e pedagogos da rede estadual de ensino referentes aos anos de 2023 e 2024.

O valor passa a valer na folha de pagamento de março, com retroativo de fevereiro, valorizando os profissionais da educação do Estado.

“Nós estamos começando a pagar a partir da folha de março as progressões para pedagogos e professores. São aqueles profissionais que dedicam não só o tempo, mas a vida, em pavimentar um caminho seguro para as nossas crianças. É uma forma de fazer esse reconhecimento a esses profissionais, que são tão importantes e decisivos na nossa vida”, destacou o governador Wilson Lima.

Ao todo, serão contemplados profissionais que tiveram promoções adquiridas a partir de títulos de magistério, no caso especializações, mestrado e doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para especialista, o aumento salarial é de 12%, mestres 50% e doutores 55%. As progressões verticais acontecem de acordo com a Lei 3.951, de 4 de novembro de 2013, artigo 26, que versa sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da rede estadual de ensino.

“Tudo parte do Plano de Cargos e com isso o Governo do Estado cumpre o compromisso no sentido de atualizar esses pagamentos, assim também como a data-base dos servidores do ano corrente. Todos os compromissos relacionados à educação o governador tem cumprido e honrado com esses servidores, que tem uma relevância e importância para a sociedade”, frisou a secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça.

As solicitações de progressão vertical são realizadas por meio da Comissão de Enquadramento da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que inicia um processo de avaliação de todos os documentos apresentados para comprovar a veracidade das informações.

Progressões

As últimas progressões verticais foram realizadas em 2023, e beneficiaram 2.225 servidores da Educação. Em julho de 2024, o governador Wilson Lima também autorizou a concessão de reajuste salarial de 4,5%, referente à data-base de 2024, para mais de 49 mil profissionais da rede estadual de Educação do Amazonas. O aumento contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas da capital e interior.

 

 

Leia também outras matérias

Fiscais da prefeitura de Manaus humilham vendedor de queijo na frente da filha; veja o vídeo

Redação Zero Hora AM

Vírus desvia PIX e limpa a conta pelo celular. Veja como se proteger

Redação Zero Hora AM

Em cerimônia no Palácio do Planalto, dep. Pablo parabeniza Bolsonaro pelo aniversário de 67 anos

Redação Zero Hora AM
Carregando....