O complexo viário Rei Pelé, construído onde ficava a rotatória da feira do Produtor, na zona leste de Manaus, será inaugurado dia 16 de junho.
A data foi anunciada hoje (05-mai) pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Com 95% da obra concluída, a estimativa da Prefeitura de Manaus é entregar a parte física do viaduto até o dia 31 de maio.
“A inauguração completa, incluindo paisagismo e urbanização, está marcada para 16 de junho”, afirmou David Almeida. “Agora que as chuvas diminuíram, com certeza, vamos cumprir este prazo”, acrescentou o prefeito, em visita ao canteiro de obras.
Últimos ajustes
Acompanhando o chefe do Executivo municipal, Renato Junior detalhou os próximos passos da execução. Conforme o vice-prefeito, faltam apenas dois tabuleiros para concretar, serviço que deve ser finalizado nas próximas duas semanas.
“As equipes estão trabalhando dia e noite. Até o fim de maio, toda a parte física estará concluída. Depois, entraremos com os serviços de acabamento, sinalização, paisagismo e todos os detalhes finais de uma obra deste porte”, explicou o vice-prefeito.
Ligação entre as zonas leste e norte
Para Renato, o viaduto é uma resposta concreta ao histórico de acidentes na região e representa um avanço significativo na infraestrutura das zonas leste e norte da capital.
“Esta era uma área crítica, conhecida por acidentes constantes. Estamos entregando um viaduto robusto, preparado para receber ônibus, carretas e grandes volumes de tráfego. É um equipamento público moderno, pensado para durar décadas”, destacou.
Desafios técnicos
A obra enfrentou desafios técnicos, como a travessia de um igarapé e estruturas de alta tensão no entorno, mas segue dentro do cronograma estabelecido.
O viaduto Rei Pelé será o maior da cidade, com passagem superior e inferior para veículos de grande porte, além de ampla drenagem profunda e intervenções no entorno para melhorar o fluxo de veículos.