14 de setembro de 2025 | 09:55

TCE-AM aprova com ressalvas as contas do PAM da Codajás e recomenda melhorias

A prestação de contas da Policlínica Codajás, referente ao exercício de 2023, foi julgada regular com ressalvas pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) na 16ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada hoje (03-jun) de manhã.

O processo teve como responsável o então diretor e ordenador de despesas, Rainer Elton Figueiredo da Silva.

Entre os achados apontados pela equipe técnica do Tribunal estavam divergências nos valores registrados em contas patrimoniais e no inventário de estoque, ausência de controle sobre a depreciação de ativos, falta de planejamento em contratações — que resultou em despesas indenizatórias sem cobertura contratual — e o uso excessivo de dispensas de licitação sem justificativas robustas.

A defesa do gestor foi acolhida parcialmente, com a constatação de que as irregularidades identificadas estão sendo corrigidas, como a implementação de um novo sistema para gestão patrimonial, ajustes nos lançamentos contábeis e esforços para regularizar os processos licitatórios pendentes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Recomendações do TCE-AM

Embora não tenha sido aplicada multa ao responsável, a decisão fez recomendações, como a obrigatoriedade de planejamento adequado das contratações, com a devida análise da viabilidade do uso de Atas de Registro de Preços, e o envio de notas explicativas detalhadas sobre ajustes de estoque nas futuras prestações de contas.

A unidade também foi orientada a acompanhar de perto a regularização das licitações em trâmite pela SES-AM, para evitar novas despesas indenizatórias.

Julgamentos de hoje

Ao todo, 38 processos foram julgados durante a 16ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, sendo 12 prestações de contas anuais; doze recursos; sete embargos de declaração; três representações; duas admissões de pessoal pendente; uma auditoria de gestão fiscal e uma fiscalização de atos de gestão.

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins convocou a próxima sessão para o dia 9 de junho, segunda-feira, a partir das 10h, no horário regimental.

Leia também outras matérias

Wilson Lima nomeia Therezinha Ruiz para cargo na Seduc-AM

Redação Zero Hora AM

Conquistas obtidas pela CPI da Águas de Manaus são destacadas pelo vereador Caio André

Redação Zero Hora AM

Dólar conclui último pregão em alta

Redação Zero Hora AM
Carregando....