23.3 C
Manaus
31 de outubro de 2025 | 08:35

TCE-AM alerta que municípios do AM têm até segunda-feira (15) para comprovar o cumprimento das exigências do VAAR-Fundeb

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), emitiu alerta preventivo aos municípios amazonenses para que realizem, até a próxima segunda-feira (15-set), o envio das informações que comprovam o cumprimento das condicionalidades de gestão exigidas para o recebimento da complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O prazo está estipulado na Resolução CIF nº 18/2025, publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

As “condicionalidades” são regras que o município precisa cumprir para ter direito à complementação VAAR do Fundeb.

A comprovação deve ser feita no módulo “Fundeb – VAAR – Condicionalidades” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), envolvendo três pontos centrais, entre eles fortalecimento da gestão democrática (Condicionalidade I), ICMS Educacional (IV, de competência estadual) e implementação da Base Nacional Comum Curricular (V). Segundo o MEC, mais de 1.200 municípios em todo o país ainda não concluíram o procedimento.

A chefe do DEAE, Adrianne Freire, reforçou que o não cumprimento do prazo pode impactar diretamente o repasse dos recursos da complementação VAAR em 2026.

“Os municípios precisam alimentar o sistema com as evidências de que cumpriram as condicionalidades. Caso contrário, podem perder o financiamento, que é uma complementação vinculada ao cumprimento dessas exigências. Por isso, este chamado é um alerta para que todos verifiquem sua situação e façam o envio o quanto antes”, destacou.

Prevista na Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o Fundeb, a complementação VAAR busca incentivar melhorias na gestão educacional, promover avanços nos indicadores de aprendizagem e reduzir desigualdades no acesso à educação básica.

Os gestores podem acessar materiais de apoio disponibilizados pelo MEC, como guias e tutoriais, por meio do endereço eletrônico https://undime.org.br/noticia/08-09-2025-21-16-prazo-para-o-registro-das-condicionalidades-do-vaar-fundeb-termina-no-dia-15-de-setembro, além de canais de atendimento por WhatsApp, pelo número (61) 2022-2066, e pelo e-mail vaarfundeb.seb@mec.gov.br, para orientar o registro das informações no sistema.

Leia também outras matérias

Edital do Ministério das Comunicações contempla Goiás e cinco cidades podem ganhar novos canais de TV

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá defende conclusão de ponte de concreto na comunidade Perpétuo Socorro

fabiocosta

Brasil terá política nacional para expandir internet via cabos submarinos

Redação Zero Hora AM
Carregando....