4 de dezembro de 2025 | 22:13

Vídeo: vereador expulsa e ameaça algemar jornalista na Câmara Municipal de Itacoatiara

O vereador Hygor Magalhães (DC) expulsou o jornalista Melk Santos do plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), na noite dessa terça-feira (14-out). O parlamentar ameaçou algemar o repórter caso ele não deixasse a sessão plenária.

O episódio ocorreu durante votação pelo arquivamento do processo de cassação do vereador Ney Nobre (MDB), condenado a mais de 10 anos de prisão em regime fechado. No discurso favorável ao arquivamento, Hygor Magalhães fez críticas à atuação de veículos de comunicação.

“Peço às pessoas que estão assistindo que não acreditem em tudo o que é publicado em portais e transmissões ao vivo. Quem quiser saber como anda o procedimento, que venha a esta Casa, que acompanhe. Hoje qualquer um abre um portal e divulga como verdade, e não é assim que funciona”, disse o vereador durante a sessão.

A declaração gerou reação do jornalista, que teria tentado se manifestar mas foi interrompido. Em seguida, o vereador ordenou que ele se retirasse do plenário.

“Eu peço que você se retire, senão será algemado”, disse o vereador, e após esse momento o repórter deixou o local.

Melk Santos foi escoltado por seguranças para fora da Câmara. Policiais militares foram chamados para reforçar a segurança na entrada do prédio.

Ataque à liberdade de imprensa

Nas redes sociais, o Melk Santos se pronunciou sobre ocorrido e afirmou que a reação foi motivada pelas falas ofensivas do vereador e pelo ataque à liberdade de imprensa.

“Quando ele citou portais eu me levantei e pedi a palavra. Foi quando o presidente disse ou você fica calado ou sai da Câmara. Foi quando o Iguinho falou que quem manda na Câmara são os vereadores e eu disse que quem manda é o povo”, disse o jornalista.

 

Após a repercussão, vereador Hygor Magalhães e a Câmara Municipal de Itacoatiara não se manifestaram sobre o assunto.

Leia também outras matérias

Relatório da reforma tributária, apresentado por Eduardo Braga, é aprovado na CCJ do Senado

fabiocosta

Motociclistas do transporte por aplicativo participam de reunião na prefeitura de Manaus

fabiocosta

Comércio pressiona governo por revogação de portaria que limita funcionamento aos domingos e feriados

Redação Zero Hora AM
Carregando....