18 de novembro de 2025 | 17:52

Acadêmicas violinistas da UEA participam de festival internacional de música no Chile

Como representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as estudantes do curso de Música, com habilitação em violino, Gabriela Brito de Castro e Larissa Giovana Machado de Araújo Andrade, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), foram as únicas selecionadas da região Norte para participar da 8ª edição do Festival de Música de Huilo Huilo.

O evento acontece de 15 a 23 de novembro, na Reserva Biológica Huilo Huilo, na Comuna de Panguipulli, sul do Chile.

As duas violinistas integram um grupo formado por cerca de 30 instrumentistas de toda a América Latina, que terão a oportunidade de viver uma imersão técnica e cultural ao lado de quatro músicos da Orquestra Filarmônica de Bruxelas (Bélgica).

A programação inclui aulas individuais, shows, ensaios e concertos de música de câmara, com foco também na conexão com o ambiente natural e na interação com a comunidade local.

Para a acadêmica Gabriela Brito, a experiência é motivo de emoção e expectativa. “Fico na maior expectativa da troca cultural, tanto com os professores, quanto com os demais musicistas de outros lugares do Brasil e da América Latina. Eu acho que isso torna o festival extremamente rico por si só”, comentou.

Larissa Giovana Machado também espera adquirir aprendizado musical e ter uma troca cultural, pois o evento tem participantes do mundo todo. “Me sinto muito honrada por representar a UEA no Festival, visto que a UEA tem uma grande bagagem musical”, complementou.

Trajetória das acadêmicas

Gabriela Brito iniciou na música aos 6 anos, com a Flauta Doce. Aos 8, passou a tocar violino. Desde 2016, participa de projetos de música dentro da UEA, como Musicando, Opus, Orquestra de Violinos da UEA pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem Musical (Leam), e Encanta Escola — onde, atualmente, atua como monitora em todos eles. Hoje, cursa o 4º período do Bacharelado em Música da UEA, em violino.

Larissa Giovana Machado começou sua trajetória musical em 2016, na Flauta Doce, na Igreja Batista Regular da Glória. Mais tarde, iniciou os estudos de violino no Seminário Batista da Amazônia.

Participou do curso preparatório para o vestibular de música, ofertado pela UEA e, desde 2021, integra a Orquestra de Violinos da UEA, no Leam, atuando como monitora — função que também desempenha no projeto Encanta Escola. Atualmente, cursa o 2º período do Bacharelado em Música da UEA, em violino.

Leia também outras matérias

Em Belém (PA), David Almeida apresenta ações ambientais realizadas em Manaus e que serão destaque na COP30

fabiocosta

Fábio Assunção briga em restaurante e confusão termina na rua, com palavrões e ameaças

fabiocosta

Amom ganha destaque nacional ao reafirmar compromisso de combate à corrupção

fabiocosta
Carregando....