27.3 C
Manaus
28 de março de 2024 | 14:59

Aulas de empreendedorismo ensinam menina de nove anos a montar empresa e ajudar o pai desempregado

Com apenas nove anos de idade, a estudante Anna Sofia mostra que tem talento para os negócios e ajuda o pai desempregado a manter o sustento da casa.

A história inicia-se em 2019, quando a pequena Anna Sofia começou a ter aulas de empreendedorismo no colégio Fametro, em Manaus. A disciplina instrui o aluno a montar uma empresa, gerir o próprio negócio e faz parte da grade curricular obrigatória do colégio.

Anna tem uma bolsa parcial de estudos e, naquela época, os pais da estudante tinham emprego. Mas a crise econômica causada pela pandemia originou uma reviravolta na família. O pai de Anna perdeu o emprego e a menina teve que ajudar no sustento da casa.

Foi então que as aulas de empreendedorismo fizeram a diferença. Embora tivesse apenas nove anos, Anna aprendeu a organizar uma empresa e decidiu, junto com os pais, produzir pulseiras artesanais, canetas ornamentais, entre outros itens feitos com contas e missangas.

Com as dicas de negócio recebidas em sala de aula, a menina conquistou vários consumidores e impulsionou a venda de bijuterias e enfeites. Hoje, Anna e a mãe criam e produzem os vários objetos, enquanto o pai faz as entregas nos diversos bairros de Manaus.

Com o dinheiro, a pequena empresária ajuda a manter o sustento da casa.

A menina explica que sempre gostou das aulas de empreendedorismo. “As aulas são fáceis e os professores ensinam como fazer para ter uma empresa e controlar o nosso dinheiro”, disse Anna Sofia.

As bijuterias criadas pela menina fizeram sucesso também na Feira de Empreendedorismo do colégio Fametro, que reúne empresas criadas pelos alunos da instituição. A feira é uma chance de bons negócios, além de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes.

A diretora de Ensino do colégio Fametro, professora Maria Joelma de Albuquerque, ressalta que a disciplina de Empreendedorismo é parte obrigatória na grade curricular da instituição.

“Incentivamos nossos alunos a administrar seus recursos desde cedo e no futuro serem grandes empreendedores! Desde o início do ensino fundamental, buscamos valorizar as boas ideias, controlar gastos e recursos”, afirma a diretora.

As aulas incentivam também a formação de líderes, que no futuro serão os profissionais à frente de empresas e grandes instituições.

“Quem disse que crianças não se interessam pelo assunto? Anna Sofia é o exemplo de que as aulas de empreendedorismo podem ser oferecidas em qualquer idade”, completou a diretora.

Leia também outras matérias

Adivinha quem vai aumentar de novo; reajuste vale a partir de amanhã

Redação Zero Hora AM

Mobilização em Brasília defende convocação dos aprovados nos concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal

Redação Zero Hora AM

Aprovado projeto de Wilker Barreto que proíbe sites com fake news de terem parceria com órgãos públicos

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo