Reportagem exclusiva do portal Zero Hora AM.
Nas próximas semanas, a cidade de Manaus pode retomar o funcionamento da Faixa Azul nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós. Com a medida, motoristas de carros de passeio ficarão proibidos de usar a faixa da esquerda, que volta a ser exclusiva para ônibus e taxis.
O estudo de retomada da Faixa Azul foi confirmado, com exclusividade, pelo presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins. Ele explica que a nova Faixa Azul será exclusiva para veículos articulados, enquanto que os demais coletivos serão realocados para a faixa da direita.
A Faixa Azul terá a missão de levar os passageiros aos principais terminais de ônibus da cidade.
Por enquanto, veiculos estão liberados
Por enquanto, o tráfego de veículos particulares nessas faixas continua permitindo, sem risco de multa. Segundo o presidente, a qualquer momento o tráfego será proibido e os agentes de trânsito vão orientar os motoristas sobre a mudança.
Segundo o IMMU, a Faixa Azul será exclusiva para veículos autorizados no período de segunda a sexta-feira, das 4h às 22h. No sábado, a exclusividade vigora das 4h ao meio-dia. Aos domingos e feriados, a circulação é livre para todos os veículos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, circular com veículo não autorizado em Faixa Exclusiva de transporte coletivo é infração gravíssima, com sete pontos na Carteira de Habilitação e multa no valor de R$ 293,47.