Redação ZH – Manaus realiza no sábado (10-ago) a 30ª edição da Marcha para Jesus. O evento evangélico promete reunir mais de 100 mil pessoas, cuja concentração acontece a partir do meio-dia, na rua Ferreira Pena, no Centro da cidade.
Por conta a mobilização de pessoas, a prefeitura de Manaus preparou mudanças no trânsito e no sistema de transporte coletivo.
Objetivo é facilitar o deslocamento dos fiéis, que saem do Centro da cidade em direção ao sambódromo, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste da capital.
Cerca de 170 agentes de trânsito irão monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.
Ao sair do Centro, a marcha segue pelas avenidas Constantino Nery (Centro/bairro) e Pedro Teixeira até o sambódromo.
Várias ruas serão temporariamente interditadas, antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes.
Os veículos serão desviados para outros itinerários.
Vias interditadas até marcha atingir as avenidas Ayrão e Constantino Nery
• Rua Japurá – trecho entre a rua Ferreira Pena e avenida Constantino Nery;
• Avenida Ayrão – trecho entre a rua Ferreira Pena e avenida Constantino Nery;
• Avenida Constantino Nery – trecho entre as ruas Leonardo Malcher e João Valério;
Transporte público
Os usuários do transporte público também devem ficar atentos às mudanças nas linhas de ônibus que atendem a avenida Constantino Nery, pois serão desviadas para a avenida Djalma Batista, nos dois sentidos, neste sábado, a partir das 12h, e voltarão ao normal conforme o avanço da Marcha para Jesus.
Os coletivos que utilizam o Terminal de Integração 1 (T1) e a Constantino Nery seguirão pela Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco e Djalma Batista, as linhas da zona oeste deverão adentrar a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (antiga rua Santos Dumont), Álvaro Maia e Kako Caminha.
No sábado (10), a operação da Estação Arena e Estação São Jorge ficarão suspensas de 13h às 19h.
As linhas alimentadoras passarão a integrar no T1. A operação do terminal 1 irá funcionar apenas no sentido bairro/Centro de 13h às 19h.
As linhas que retornam na praça da Saudade passarão a operar até o terminal da Matriz no período de 12h até as 16h.
As linhas de ônibus que passam pela avenida Leonardo Malcher serão desviadas da seguinte forma: no sentido bairro/Centro, normal até a avenida Leonardo Malcher, avenida Getúlio Vargas (esquerda), avenida Ramos Ferreira, avenida Epaminondas, normal.
Ainda na Leonardo Malcher sentido Álvaro Maia: normal até a avenida Leonardo Malcher, avenida Joaquim Nabuco, rua Joaquim Gonzaga, avenida Álvaro Maia, itinerário normal.
*Com informações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).