14 de outubro de 2025 | 22:50

Operação Atlas mobiliza 8 mil militares brasileiros para fronteira do Brasil com a Venezuela

O Brasil iniciará a “Operação Atlas”, o maior exercício militar de 2025 nas proximidades da fronteira com a Venezuela. A ação envolverá cerca de 8 mil militares e um grande contingente de veículos blindados e não blindados.

O objetivo é treinar as tropas para eventualmente se esforçar com o regime de Nicolás Maduro, além de fortalecer a capacidade logística em regiões de difícil acesso, como o estado de Roraima, onde será o centro da operação.

Segundo as Forças Armadas, a mobilização tem caráter preventivo e estratégico. A realização da operação coincidiu com a COP30, que ocorrerá em Belém, mas os militares afirmaram que o foco está na capacitação operacional e na prontidão das tropas. “A operação é um treinamento logístico e estratégico, especialmente em áreas que apresentam desafios de infraestrutura”, declarou um porta-voz militar.

O exercício acontece em um momento de crescente movimentação nas fronteiras venezuelanas. Relatos apontam que o governo Maduro tem promovido obras de infraestrutura, incluindo pistas de pouso e acampamentos fortificados, na fronteira com o Brasil e a Guiana. Essa movimentação intensificou as preocupações no Brasil, principalmente após o fechamento da fronteira com a Venezuela após a posse de Maduro.

A Operação Atlas também busca fortalecer o posicionamento estratégico do Brasil na América do Sul, enviando uma mensagem de independência às potências ocidentais.

Ao mesmo tempo, demonstramos o compromisso com a estabilidade regional, especialmente diante das movimentações dos Estados Unidos, que têm laços estreitos com a Guiana.

Washington realizou intercâmbios militares e expressou apoio à Guiana no conflito com Maduro sobre a região de Essequibo.

Leia também outras matérias

David Almeida entrega armamento para 50 novos guardas municipais e fortalece segurança pública na cidade

Hugo Bronzere

Empresários que morreram em queda de avião viajavam para congresso sobre loteamento em Goiânia

Redação Zero Hora AM

Estudantes de Direito do Iames realizam visita técnica ao TCE-AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....