27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 22:59

PC-AM alerta população sobre golpe do falso investimento

Ao longo dos últimos anos, foram criadas inúmeras maneiras para que fosse incentivado o crescimento de mercado no Brasil e no mundo, sendo um deles o investimento. Essas operações financeiras, no entanto, também são objeto de embustes, e em razão disso a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) explica sobre os golpes que envolvem falsos investimentos e orienta a população sobre como denunciá-los.

De acordo com o delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), como forma de aplicar o golpe, os indivíduos influenciam as vítimas a realizar pequenos investimentos em sites ou aplicativos fictícios, alegando que ganharão cerca de 10% do lucro do valor aplicado.

“Para ludibriar, os infratores depositam uma determinada quantia na conta bancária dos investidores, a fim de que eles se sintam confortáveis em investir novamente. O investimento de um alto valor é o ponto-chave da ação criminosa, pois é quando ocorre dos indivíduos subtraírem o valor para si”, explicou o delegado.

Félix ressalta que, para evitar este tipo de acontecimento, a população deve atentar aos mínimos detalhes e não acreditar em falsas promessas. “Para investir com segurança, é necessária uma pesquisa aprofundada acerca do assunto. Todo investimento deve ser feito com o máximo de cuidado e atenção”, orientou a autoridade.

Penalidade – O golpe do falso investimento está tipificado no artigo 171 do Código Penal Brasileiro (CPB), como estelionato. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão.

*Registro de ocorrência* – Adriano orienta que, caso alguém seja vítima deste golpe, deve procurar a delegacia mais próxima para registrar Boletim de Ocorrência (BO), a fim de formalizar a denúncia, para que seja dado andamento aos procedimentos cabíveis.

Além disso, o delegado informa que a denúncia pode ser efetuada pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). O Boletim de Ocorrência (BO) também pode ser registrado pela Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Leia também outras matérias

Deputado Dermilson Chagas propõe PEC para destinar 1% do FTI para tratamento de pacientes fora do AM

Redação Zero Hora AM

Confirmado: Arena da Amazônia vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina 2027

Hugo Bronzere

Detento morre em briga de facções no Compaj, em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo