27.3 C
Manaus
25 de abril de 2024 | 19:28

Saiba como não cair nos golpes dos cartões por aproximação

A população terá que ficar atenta a um novo tipo de golpe que envolve cartões de crédito e débito, destacando a tecnologia Near Field Communication (NFC), que possibilita que o pagamento seja feito com a aproximação do cartão na máquina, em uma distância de menos de 10 centímetros.

O delegado Reinaldo Figueira, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), explica que o crime ocorre, principalmente, em transportes coletivos, quando os golpistas se movimentam entre as vítimas, carregando máquinas de cartão com o objetivo de se aproximar de bolsas e carteiras, a fim de praticar o golpe.

“Sabemos que a facilidade do uso desta tecnologia é totalmente prática nessa era digital, bem como no cotidiano das pessoas, porém, isso pode ser opcional e o usuário pode desativar a função diretamente no aplicativo, caso não sinta segurança”, esclarece Reinaldo.

Orientação

O delegado reforçou que as pessoas devem ter cuidado ao utilizar os cartões dentro de bolsas, e optar por usar outros cartões que não possuem a tecnologia NFC à frente, para evitar a prática criminosa.

“É importante destacar que uma das vantagens de possuir um cartão que efetue pagamento por aproximação, é que é possível estipular um limite para valores que serão debitados”, contou o titular da Dercc.

A autoridade policial informou que, uma outra vantagem da NFC, é a não necessidade de portar o cartão com ajuda de outra pessoa, especialmente quando este é inserido na maquineta. Segundo Reinaldo, nesse momento, outras pessoas com acesso ao cartão poderiam ter acesso ao código verificador e, assim, utilizar para efetuar outras compras, sem o conhecimento do titular.

Registro de Ocorrência

Caso você tenha sido vítima do golpe, deve procurar o Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ou comparecer à Dercc, situada nas dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO).

O registro também pode ser formalizado pelo site da Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico:

https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

Leia também outras matérias

“O Amazonino tirou o caboclo do remo para rabeta”, afirma Wilker ao relembrar feitos do ex-governador

Redação Zero Hora AM

Simone se apresenta sozinha no RJ após Simaria anunciar afastamento para ‘cuidar da saúde’

Redação Zero Hora AM

Bêbado crava faca no rosto de homem que passava na rua

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo