22 de novembro de 2025 | 22:34

Wilson Lima reúne com representantes de empresa de veículos elétricos e destaca importância da transição para transportes sustentáveis

O governador Wilson Lima reuniu na segunda-feira (18-seg) com representantes da BYD Auto, fabricantes de veículos elétricos que possuem uma fábrica de baterias no Polo Industrial de Manaus.

O encontro faz parte da política para atrair novos investidores que utilizam energia limpa, a exemplo dos carros, caminhões e ônibus elétricos.

Em 2022, o governador Wilson Lima firmou convênio de R$ 34,9 milhões com a Prefeitura de Manaus para adquirir 12 ônibus elétricos, que serão empregados no transporte público da capital.

Por conta da tecnologia, os veículos adquiridos com o aporte do Estado não emitem poluentes atmosféricos.

“A gente tem buscado atrair para o nosso Estado investimentos que aliem inovação com sustentabilidade, é o caso da BYD que já realiza um trabalho no Brasil e no Amazonas”, destacou o governador Wilson Lima.

A BYD Auto é uma fabricante de automóveis, caminhões e ônibus sediada em Xian, na China, e fundada em 2003.

Atualmente, opera três fábricas no país, duas em Campinas (SP), sendo uma para montagem de ônibus 100% elétricos e outra para a produção de módulos fotovoltaicos, e uma outra no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de celular de fosfato de ferro-lítio.

Participaram do encontro o diretor da empresa, Johnny Jiang; a supervisora de administração e RH, Caroline Contente; e a diretora de gestão de Tributos, Liza Ribeiro; diretor de Gestão de Suprimentos, Kleber Maia; além dos secretários estaduais de Fazenda, Alex Del Giglio; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa.

Leia também outras matérias

Biólogos na Estética? Nova resolução autoriza procedimentos injetáveis por profissionais da Biologia e reacende polêmica

Redação Zero Hora AM

Sabadão tem Chiclete com Banana, com show gratuito, na praia da Ponta Negra

fabiocosta

Wilker cobra mais ação da prefeitura de Manaus contra instalação de medidores aéreos de energia

Redação Zero Hora AM
Carregando....