30.3 C
Manaus
19 de abril de 2024 | 20:09

Exposição virtual “120 anos da Usina de Parnahyba”

São Paulo, SP. 23/9/2021 – A Fundação Energia e Saneamento detém mais de 200 imagens, além de mapas, desenhos técnicos e notícias antigas sobre a Usina de Parnahyba

Com material do acervo da Fundação Energia e Saneamento, a mostra gratuita possui fotografias em altíssima resolução na plataforma Google Arts & Culture

No dia 23 de setembro, a primeira hidrelétrica a abastecer a cidade de São Paulo, instalada no Rio Tietê, a antiga Usina de Parnaíba e atual Barragem Edgard de Souza, completa 120 anos. Em celebração à data, a Fundação Energia e Saneamento, que detém ampla documentação histórica sobre a Usina e seu processo de construção, organizou a exposição online “120 anos da Usina de Parnahyba”, que apresenta imagens e curiosidades desta história. A mostra estará disponível de maneira gratuita na plataforma do Google Arts & Culture por meio do link: https://artsandculture.google.com/story/6AUxCTRQAEBItA?hl=pt-BR.

Em uma analogia à obra “Os Sertões”, clássico da literatura brasileira de autoria de Euclides da Cunha, a curadoria da exposição foi separada em três eixos: paisagem, trabalhadores e o resultado dessa interação: a usina em si, com destaque para as curiosidades durante as obras, como as técnicas empregadas.

“A Fundação Energia e Saneamento detém mais de 200 imagens, além de mapas, desenhos técnicos e notícias antigas sobre a Usina de Parnahyba, e para a exposição virtual, selecionou-se parte deste material (cerca de 35 itens) para o conhecimento do público. Existem também registros do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly, um dos principais fotógrafos da época, a registrar as transformações de São Paulo na virada do século 19 para o 20”, explica Danieli Giovanini, historiadora responsável pela curadoria da exposição online.

As imagens da exposição, grandiosas e com ares de modernidade, deixam escapar, em seus detalhes, as diferenças sociais da época e a inexistência das leis, em 1901, que, hoje, regem a segurança do trabalho, entre outras questões, como a presença de menores de idade nas obras e a diferença de vestimenta entre engenheiros e operários.
A Usina adquiriu nova função com o passar das décadas, como barragem, visando o controle de cheias do Rio Tietê, e no limiar de seus 120 anos, a EMAE (operadora da estrutura) está com um projeto em andamento para a implantação de uma pequena central hidrelétrica no local, reativando as suas funções originais.

A história
Nos anos finais do século XIX e nas primeiras décadas do XX, São Paulo passou por diversas transformações. Deixando o passado rural, em pouco tempo a cidade se tornou um entroncamento de fluxos e caminhos, com uma grande circulação de pessoas e bens. Com isso, os modos de viver tiveram grande desenvolvimento, mais alinhados à nascente vida urbana.

Em 23 de setembro de 1901, foi inaugurada a Hidrelétrica de Parnahyba, primeira usina de grande porte construída no Brasil pela companhia canadense The San Paulo Tramway Light and Power Company. Inicialmente, a energia gerada na Usina era destinada para a alimentação do sistema elétrico de bondes e a iluminação pública da capital, além de compor um dos principais fatores para o salto industrial dado pela cidade de São Paulo ao longo dos primeiros vinte anos do século XX.

Serviço “120 anos da Usina de Parnahyba”

Exposição virtual gratuita
Disponível em: Google Arts & Culture, por meio do link https://artsandculture.google.com/story/6AUxCTRQAEBItA?hl=pt-BR

Website: http://www.museudaenergia.org.br/

Leia também outras matérias

STJ confirma para próxima segunda-feira o julgamento de Wilson Lima por desvios na pandemia

Redação Zero Hora AM

Manaus inicia processo seletivo para capacitação de guarda municipal armada

Redação Zero Hora AM

Governo de Wilson Lima vai pagar R$ 2,3 milhões no aluguel de iate de luxo

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo