6 de dezembro de 2025 | 02:21

Decisão da Justiça do AM exclui lanchonetes de pagarem imposto de insumos

A Justiça do Amazonas determinou que a Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) não cobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) na forma de substituição tributária (ICMS-ST) de empresas com código de Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) específico de lanchonete e que adquire insumos que se transformarão em produtos alimentícios depois de adicionados outros ingredientes.

O Poder Judiciário determinou que a partir de agora a empresa deve recolher o ICMS na modalidade Diferencial de Alíquota. Ainda cabe recurso.

A advogada Isabela Dias, que atuou na causa, revela que a decisão foi importante para entender que a compra dos insumos não tem caráter de revenda, mas sim no preparo de refeição que será comercializada.

Para a advogada essa diferença reflete no correto enquadramento tributário do ICMS, que é essencial para evitar pagamento indevido ou majorado de impostos.

Isabela Dias afirma que a ação judicial se fez necessária porque o processo administrativo para troca de ICMS Substituição Tributária para ICMS Diferencial de Alíquota foi indeferido na Sefaz, o que estava implicando na manutenção do pagamento pela opção mais onerosa.

Para o advogado especialista em Zona Franca de Manaus, Eduardo Bonates Lima, a decisão da Justiça do Amazonas corretamente entendeu que ao se adquirir alimentos para produzir refeições não se realiza uma nova comercialização em si do produto alimentício adquirido, não podendo a operação ser enquadrada para fins de ICMS-ST.

Bonates Lima observa que essa decisão pode impactar diversos ramos de atividades no mercado de preparo de alimentos e que as empresas devem procurar ajuda jurídica para evitar cobranças abusivas da Sefaz.

Leia também outras matérias

Reconhecimento à excelência acadêmica: UEA concede título de Doutor Honoris Causa ao jurista espanhol Ricardo Alonso García

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima acompanha primeiro envio de ajuda humanitária para municípios já afetados pela estiagem

Redação Zero Hora AM

Governo do AM projeta expedições de barco hospital em comunidades do interior

Redação Zero Hora AM
Carregando....