28.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 19:09

Artigo – Nova pesquisa traz uma bomba para Lula desarmar

Já é uma tendência. Quase todas as pesquisas mostraram, em seus últimos cenários, que Lula tem perdido terreno para o presidente Jair Bolsonaro. E o ex-presidente – agora – tem uma enorme bomba montada pelo presidente… para desarmar.

Como mostrou a coluna Maquiavel, o petista não supera o “rei do centrão” em nove pontos percentuais… em nenhum dos quatro cenários pesquisados, inclusive em uma eventual disputa de segundo turno. Desta vez, o levantamento é da Paraná Pesquisas.

Os cenários variam com Eduardo Leite, Rodrigo Pacheco, com um primeiro turno com apenas cinco candidatos (ou seja, mesmo com a chamada terceira via totalmente unida), mas não importa muito.

Até no segundo turno a situação está complexa, se levarmos em conta os dados coletados pela Paraná Pesquisas: a diferença de Lula para Bolsonaro é de apenas 8,7%.

Aliás, essa diferença, segundo o instituto, foi de 14,4 pontos percentuais em fevereiro, apenas um mês atrás. Para o leitor ter a exata noção do que está acontecendo, hoje o cenário é assim: 46% para Lula contra 37,3% de Bolsonaro. Há um mês… de 48,8% para 34,4%.

Ou seja, o ex-presidente caiu e o atual presidente, cresceu.

Como opinou a coluna, Bolsonaro conseguiu um programa social para chamar de seu, ampliou outras despesas e, para isso, furou o teto de gastos. Além disso, usa as emendas parlamentares para comprar apoios e permitir que aliados administrem parte do Orçamento.

Se quiser ter certeza da vitória, é hora de o PT levar mais a sério a força do bolsonarismo no Brasil.

Artigo escrito por:

Leia também outras matérias

Gás de cozinha, produtos essenciais, além do frango e ovo, não devem ter aumento de ICMS, propõe Wilker

Redação Zero Hora AM

Amazonas Energia: vários bairros ficarão sem luz neste final de semana

Redação Zero Hora AM

Amom critica PL que permite favorecimento de réus em empate nos julgamentos em órgão colegiado

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo