O aniversário de 52 anos do bairro Japiim, comemorado nesta semana, teve homenagem do deputado estadual Dermilson Chagas, que morou mais de 30 anos no bairro.
O parlamentar foi ao Parque Lagoa do Japiim, onde gravou um vídeo parabenizando todos os moradores do bairro.
“Estamos aqui para festejar os 52 anos do Japiim. Aqui eu nasci, fiz minhas amizades, aqui vivi boa parte da minha vida e aqui estão os meus amigos e as melhores recordações dessa maravilhosa convivência no campo de futebol, nas quadras. Aqui está uma boa parte de mim. Alguns membros da minha família continuam a residir neste bairro maravilhoso. Por isso, eu desejo feliz aniversário para esse bairro que todos nós amamos”, elogiou o parlamentar.
Veja o vídeo.
O deputado participou também de um evento tradicional do bairro, intitulado Serenata Canta Japiim, que é realizado há mais de 20 anos pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva (Arcude), em frente ao bar da Ciganinha.
O parlamentar explica que a Serenata Canta Japiim reúne não só ex-moradores e moradores, mas todas as pessoas que se consideram amigos do local. O lema é “Eu saí do Japiim, mas o Japiim não saiu de mim”.
“Para mim, é uma grande satisfação reencontrar pessoas que cresceram na mesma época que eu e de vê-las tão bem na vida. Hoje, muitos dos meus vizinhos do bairro são professores, advogados, empresários, médicos e assistentes sociais. É maravilhoso ver que a maioria das pessoas está seguindo carreiras bem-sucedidas e o mais maravilhoso é que o Japiim foi o começo de tudo, pois foi aqui que estudamos, crescemos e nos preparamos para sermos o que somos hoje”, comentou o deputado Dermilson Chagas.
História do Japiim
O Japiim foi fundado em 31 de março de 1969, durante o processo de implementação do Parque Industrial de Manaus, porém só foi inaugurado em 1970, quando as primeiras residências foram entregues.
O bairro surgiu com o nome de conjunto residencial 31 de Março e foi construído pela antiga Companhia Habitacional do Amazonas (Cohabam). O nome 31 de Março foi escolhido para homenagear a data da revolução de 1964.
O bairro ocupa uma área de 420.00 hectares e seu nome se originou da espécie de pássaro Japiim, que, na época, era comum na área, pois, nas proximidades do bairro, havia fragmentos preservados de floresta. Como o pássaro foi alvo de caça predatória, a espécie acabou sumindo da região.