25.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 11:03

AM é considerado referência na prevenção de HIV/AIDS via tratamento PrEP do Brasil

Elizabeth Monteiro é assistente social do Imprep Amazonas. Projeto este voltado à prevenção do HIV/AIDS, para pacientes que buscam se tratar contra a infecção do vírus. Atualmente, Elizabeth atua na Fundação de Medicina Tropical, localizado na Av. Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro, Manaus, oferecendo o tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Além disso, leva o mesmo para fora da Fundação, disponibilizando-o, a moradores de rua, estes, que vivem em total vulnerabilidade social, não tendo acesso aos serviços básicos de saúde pública. “O crack está invadindo Manaus e em muitos casos, não entendemos que o usuário de drogas na maioria dos casos, troca seu corpo por mais drogas, e quase sempre, sem proteção.

Agora imagine alguém que não tem acesso às políticas públicas de saúde, não conseguir se prevenir contra o HIV? Aumentaríamos os casos de infecção e subiríamos nas estatísticas. Por isso o Imprep Amazonas tem como foco levar a clínica até às ruas”, disse Elizabeth Monteiro.

Em contrapartida, o Projeto visa também acompanhar pessoas LGBTQIAP+ que vivem do trabalho do sexo em Manaus. E é por essa visibilidade que outros movimentos sociais, convidaram Elizabeth a participar da maior Parada Gay do mundo, realizada em São Paulo, com único objetivo de levar o nome do Amazonas e mostrar para Brasil e o mundo que Manaus tem muitos projetos voltados ao público LGBTQIAP+ e disponibiliza um dos melhores tratamento de PrEP no país.

– A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é previnir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável. Em Manaus, este tratamento só foi possível ao esforço do dr. Marcus Lacerda, médico e ativista prol direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS, no Amazonas.

– A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, volta às ruas no próximo domingo (19), após dois anos de evento virtual em razão da pandemia de Covid-19. Segundo a APOLGBT, 18 trios elétricos cruzarão a avenida Paulista a partir das 12h — O primeiro deles, que abre a festa, será o do grupo Mães Pela Diversidade, que reúne mães de pessoas LGBTQIA+ em apoio à comunidade.

Os seguintes terão como atrações Luísa Sonza, Gretchen, Pocah, Tiago Abravanel, Aretuzza Lovi e Liniker.

Leia também outras matérias

Em audiência sobre ação de 2022, Governo do AM reforça que já cumpriu demandas de servidores da Educação

Redação Zero Hora AM

Saga Star Wars terá mais três filmes, confirmam Disney e Lucasfilm; veja as novidades

Redação Zero Hora AM

Homem morre atropelado ao atravessar avenida ao lado de shopping, em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo