25.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 05:49

Delegada agride equipe de site policial em Manaus

A delegada Marna de Miranda, do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), agrediu, na tarde de ontem sexta-feira (17-jun), a equipe de reportagem do site policial Imediato, danificando o equipamento dos profissionais que registravam um homicídio na Travessa São Pedro, no bairro da Compensa, na zona Oeste de Manaus.

O fato ocorreu durante live realizada pelo jornalista Thiago Gonçalves e pelo repórter cinematográfico Paulo Cesar de Araújo. Nas imagens, é possível ver o momento em que a delegada para em frente à câmera e dá um tapa no aparelho.

A justificativa de Marna de Miranda é que se tratava de vilipêndio de cadáver, crime previsto no artigo 212 do Código Penal. No entanto, o ato não se configura, uma vez que vilipêndio de cadáver é quando se utiliza a imagem para fins torpes e o site Imediato sempre preza pelo respeito às vítimas e seus familiares nas coberturas jornalísticas.

O site faz acusações a delegada, segundo a matéria viculada a delegada já foi afastada de uma especializada. 

Marna foi afastada da Delegacia de Homicídio por, segundo informações de bastidores, supostamente vazar informações de operações policiais.

Veja o vídeo:

Em nota o sindicato dos Jornalistas se pronunciou:

NOTA DE REPÚDIO

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ repudiam a agressão realizada pela delegada de Polícia, Marna de Miranda, lotada no 19 º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na tarde desta sexta-feira (17/06) contra a equipe de reportagem do Site Imediato, no pleno exercício profissional da atividade jornalística, na cidade de Manaus, Amazonas.

A equipe de reportagem do Site, composta pelo jornalista Thiago Gonçalves e o repórter cinematográfico, Paulo César de Araújo, declara no texto publicado pelo veículo de comunicação, que foi intimidada pela policial. Descreve que, a delegada ao passar em frente à câmera, desfere um tapa, danificando o equipamento de filmagem, no momento em que registrava, com o uso da tela embaçada, um homicídio, no bairro da Compensa, zona Oeste.

As entidades dos jornalistas lamentam o episódio, que pode ser caracterizado abuso de autoridade de um agente público de segurança, pertencente a Polícia Civil do Estado.

Por fim, o SJP/AM e a Fenaj solidarizam-se com a equipe de reportagem do Site Imediato pelo ocorrido. E, solicita providências para a garantia do trabalho diário – o pleno exercício da atividade dos profissionais e veículos de imprensa – de portais, sites e blogs de notícias à Delegacia Geral (DG) da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

Manaus, Am, 17 de junho de 2022.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ

Leia também outras matérias

STF aprova revisão da vida toda para aposentados pelo INSS

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima amplia para 57 feiras de Produtos Regionais da ADS ao inaugurar unidade na Arena Amadeu Teixeira

Redação Zero Hora AM

Morre Guilherme de Pádua, ator que matou Daniella Perez

Redação Zero Hora AM
Carregando....