30.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 22:20

Projeto inédito no AM muda a vida de pessoas que cuidam de PcDs

O cuidado e o apoio às famílias que possuem pessoas com deficiência (PcDs) não foram esquecidos pelo Instituto Que a Inclusão Vire Rotina, que há mais de três anos se dedica àqueles que precisam de ajuda.

Muito se fala dos cuidados dedicados às PcDs, porém se esquecem do apoio aos seus familiares, que em muitos casos são colocados de lado e deixam de receber atenção.

Com objetivo de amenizar o problema, o Instituto Que a Inclusão Vire Rotina criou o projeto “Cuidando de quem Cuida”, que oferece atendimento às famílias que cuidam de PcDs.

De forma inovadora, o instituto oferece atendimento psicológico, odontológico, aulas de zumba e rodas de conversas, entre outros serviços e atividades voltados às famílias que cuidam de PcDs.

“Queremos ajudar as pessoas que dedicam suas vidas a cuidar de alguém. Sou mãe de duas moças com deficiência, por isso conheço a necessidade dessas famílias”, afirma a presidente do Instituto Que a Inclusão Vire Rotina, Viviane Lima.

“Infelizmente, quando precisei de ajuda, eu não tive, então criamos nosso instituto, que hoje arregaça as mangas para ajudar as pessoas que cuidam de alguém” acrescentou Viviane.

Maria Ramos Pena, avó de Elciney (jovem com deficiência) relata que no instituto é assistida com carinho e atenção. “A gente se sente muitas vezes invisível, mais aqui no instituto descobrimos que não estamos sós e que somos importantes”, afirmou.

Indo mais além para ajudar cada vez mais pessoas

Outro cuidado oferecido pelo Instituto Que a Inclusão Vire Rotina é a realização de aulas de capacitação profissional que ajudam as famílias a garantir uma renda extra. A intenção é amenizar os efeitos econômicos por causa da dedicação exclusiva às pessoas com deficiência.

“Temos vários casos de mães, pais e cuidadores que deixam o emprego para se dedicar exclusivamente às pessoas com deficiência”, explica Viviane. “São famílias que precisam de ajuda para completar a renda doméstica, por isso aulas de capacitação são fundamentais”, acrescentou.

Viviane Lima destaca que o projeto é inédito e visa melhorar a qualidade de vida e garantir renda extra às famílias. “Enquanto realizamos o atendimento às pessoas com deficiência, essas mães, pais e cuidadores recebem cuidados na área de saúde e aulas profissionalizantes”, explica Viviane.

“O treinamento garante uma fonte extra de renda, que é usada pela completar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo governo” diz Viviane.

Leia também outras matérias

Ator de Gavião Arqueiro teve peito e braço esmagados e sobreviveu “por milagre”, revela site

Redação Zero Hora AM

Seleção brasileira da show na arena da Amazônia e vence o Uruguai

Redação Zero Hora AM

“Lula e Marina querem Manaus mergulhada no fogo e fumaça”, critica candidato a vereador de Bolsonaro, Delegado Pablo

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo