Por falta de articulação política do governo do Amazonas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Manaus será uma das últimas capitais brasileiras a receber o sinal de telefonia 5G.
A confirmação foi feita hoje (11-jul), pela Anatel, que colocou Manaus entre as últimas capitais a implantar o 5G no Brasil, ou seja, no final de setembro.
Além da falta de articulação política, a Anatel revelou que a capital amazonense não corrigiu a falha no posicionamento da estação de recepção de satélite, que está instalada no Centro da cidade.
Por conta disso, serão necessárias medidas para evitar interferências no sinal, revelou a Anatel.
Mesmo que a agência autorizasse Manaus a receber com prioridade o sinal 5G, o serviço não seria implantado devido a atrasos por parte do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
O órgão é o responsável pela autorização de instalação das Estações de Rádio Base (ERBs), conforme a Lei Complementar que regulariza a tecnologia 5G em Manaus.
O portal Zero Hora AM entrou em contato com o Implurb para saber mais informações sobre o atraso. O órgão não soube dizer quais operadoras solicitaram a instalação das estações em Manaus, nem onde as ERBs serão fixadas.
Velocidade da Internet 5G
A internet 5G é 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais em funcionamento. Em novembro de 2021, a Anatel realizou o leilão do 5G e movimentou R$ 47,2 bilhões.
Até então, a agência tinha definido que o 5G deveria funcionar nas 23 capitais e Distrito Federal até julho de 2022. No entanto, cidades do País com mais de 30 mil habitantes poderão ter o sistema até julho de 2029.