27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 00:16

Governo do AM não se mobiliza e Manaus fica para trás na instalação do 5G

Por falta de articulação política do governo do Amazonas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Manaus será uma das últimas capitais brasileiras a receber o sinal de telefonia 5G.

A confirmação foi feita hoje (11-jul), pela Anatel, que colocou Manaus entre as últimas capitais a implantar o 5G no Brasil, ou seja, no final de setembro.

Além da falta de articulação política, a Anatel revelou que a capital amazonense não corrigiu a falha no posicionamento da estação de recepção de satélite, que está instalada no Centro da cidade.

Por conta disso, serão necessárias medidas para evitar interferências no sinal, revelou a Anatel.

Mesmo que a agência autorizasse Manaus a receber com prioridade o sinal 5G, o serviço não seria implantado devido a atrasos por parte do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O órgão é o responsável pela autorização de instalação das Estações de Rádio Base (ERBs), conforme a Lei Complementar que regulariza a tecnologia 5G em Manaus.

O portal Zero Hora AM entrou em contato com o Implurb para saber mais informações sobre o atraso. O órgão não soube dizer quais operadoras solicitaram a instalação das estações em Manaus, nem onde as ERBs serão fixadas.

Velocidade da Internet 5G

A internet 5G é 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais em funcionamento. Em novembro de 2021, a Anatel realizou o leilão do 5G e movimentou R$ 47,2 bilhões.

Até então, a agência tinha definido que o 5G deveria funcionar nas 23 capitais e Distrito Federal até julho de 2022. No entanto, cidades do País com mais de 30 mil habitantes poderão ter o sistema até julho de 2029.

Leia também outras matérias

Manaus é uma das cidades do Brasil com melhor visão do eclipse solar (se a fumaça deixar)

Redação Zero Hora AM

Aneel mantém bandeira verde nas contas de luz em janeiro de 2024

Redação Zero Hora AM

Falhas no atendimento médico da Hapvida para crianças autistas são denunciadas por grupo de pais e mães

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo