31.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 10:55

A história de uma mulher que dedicou a vida a cuidar da filha com deficiência

A triste história de uma dona de casa, mãe de dois filhos, sendo que a caçula possui paralisia cerebral, foi contada pela militante dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Viviane Lima, que preside o Instituto Social Que a Inclusão Vire Rotina.

Franciane Pantoja mora na Ilha do Amatari, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, onde cuida da filha Francielma, que possui paralisia cerebral e epilepsia.

Há 22 anos, Franciane abandonou o emprego para cuida da filha. Uma vida inteira dedicada a quem ama e precisa de cuidados diários.

Para cuidar da filha e manter a casa, que fica numa área pobre e alagada de Itacoatiara, Franciane recebe do governo Federal o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo ao mês. Esse é o único valor que a família tem para sobreviver.

Viviane lembra que foi até a casa de Franciane, onde conheceu a vida sofrida de Franciane e Francielma. “Quando cheguei à casa delas, na verdade uma palafita, a cheia dos rios havia inundado quase toda a casa”, relembra Viviane. “A família vivia exclusivamente do dinheiro pago pelo BPC. Era o que sustentava aquela casa”, acrescentou.

Franciane disse que se sentia sozinha, abandonada, e que seu maior medo era que um dia Deus levasse sua filha. Todos choraram naquele momento de forte emoção.

Mas há três dias veio a triste notícia que ninguém gostaria de receber. Francielma não resistiu a uma pneumonia e faleceu em Itacoatiara. Ao saber que Francielma estava doente, Viviane e alguns amigos tentaram trazer a garota para Manaus, onde receberia atendimento médico. Infelizmente não houve tempo.

“Francielma morreu e expôs a realidade de milhares de famílias em todo Brasil. Franciane é uma mãe solo, que dedicou a vida inteira a cuidar da filha. Agora a vida ficaria ainda mais difícil”, lamentou Viviane.

Além de enfrentar a dor pela morte da filha, Franciane vai perder o direito ao Benefício de Prestação Continuada (PPC). Embora o dinheiro seja pouco, é o que garantia o sustento da casa.

Futuro incerto

“Como Franciane vai se alimentar, cuidar do outro filho e manter a casa?”, questionou Viviane. “Não bastasse a dor de perder a filha, Franciane corre o risco de parar na rua”, ressaltou.

Viviane Lima disse que vai buscar junto ao INSS uma forma de ajudar Franciane, para que ela continue recebendo o benefício.

Num vídeo gravado para as redes sociais, Viviane disse que chegou a hora de mudar a percepção sobre a vida das famílias com pessoas com deficiência. “Precisamos mudar essa realidade! Precisamos mudar as leis e garantir mais direitos às famílias que cuidam de pessoas com necessidades especiais”, afirmou.

“Quem estende a mão a essas mulheres nos momentos mais difíceis de suas vidas?”, indagou. Ela ressalta que a mudança nas leis passa precisa ser feita no Congresso Nacional, onde as PcDs e seus familiares precisam de representantes compromissados com a luta.

“Tenho duas filhas PcDs e sei como é difícil a vida das famílias que se dedicam a cuidar de seus filhos, irmãos e outros parentes”, destacou. “Temos que mudar essa triste realidade, por isso aceitei o desafio de ser pré-candidata a deputada federal. Tenho certeza que unidos poderemos construir um País melhor para todos”, concluiu Viviane.

Leia também outras matérias

Consumidores da AM Energia procuram dep. Fausto Jr. para denunciar cortes ilegais

Redação Zero Hora AM

Nova Lei garante carga horária de trabalho reduzida a servidor responsável por pessoa com deficiência

Redação Zero Hora AM

Motorista perde controle do carro e invade entrada de shopping em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo