28.3 C
Manaus
16 de maio de 2024 | 10:37

Postos de combustíveis terão que revelar ao consumidor o valor pago em impostos, garante projeto de deputado Pablo

Com objetivo de combater a sonegação fiscal ligada à venda de combustíveis, bem como ajudar os consumidores a saberem quanto estão pagando em impostos ao abastecer os veículos, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto que aumenta a transparência na venda de gasolina, álcool e diesel.

Criado pelo deputado federal Delegado Pablo (UB-AM), o projeto de lei 2.050/22 obriga os postos a instalar, dentro da bomba de combustível, um contador que mostra o valor do produto, outro contador com o valor dos impostos e um terceiro com soma de ambos, paga pelos consumidores.

Deputado Pablo explica que essa é a única forma de combater a sonegação fiscal, além evitar a apropriação indevida praticada pelos donos de posto, que ficam com o dinheiro dos impostos quando o combustível baixa o preço.

“No interior do Amazonas, o ICMS baixou. O dono do posto está pagando menos imposto, no entanto o preço não caiu para o consumidor”, explica Pablo.

“O consumidor não tem como fiscalizar, pois o contador na bomba é um só. Não existe a separação do que é combustível e o que é imposto. Meu projeto prevê essa separação”, acrescentou o deputado.

O projeto obriga também a instalação de um emissor de cupom fiscal (ECF), ao lado de cada bomba. O aparelho emitirá o documento de forma automática, que será entregue os motoristas.

“Vamos evitar a sonegação fiscal, que no Brasil ultrapassa a marca de R$ 1,5 bilhão somente com o não recolhimento de ICMS dos combustíveis”, acrescentou Pablo.

Assim que o projeto virar lei, os postos em todo Brasil terão o prazo de seis meses para implantar o novo sistema.

Veja o que diz o projeto de lei.

PL-2050-2022

Leia também outras matérias

Deputado Pablo convida amigos e eleitores para ‘carreata da vitória’ no sábado

Redação Zero Hora AM

Polícia desorientada não impede comemoração de facção criminosa em Manaus

Redação Zero Hora AM

Regulamentação do serviço de delivery em condomínios é discutida na Câmara de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo