28.3 C
Manaus
18 de abril de 2025 | 03:11

Governo do AM precisa se unir com Forças Armadas para combater violência no Estado, propõe Wilker Barreto

O governo do Amazonas precisa criar, de forma urgente, uma força-tarefa com as Forças Armadas para combater a onda de criminalidade vivenciada nos municípios do interior do Estado.

A sugestão é do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) e foi apresentada ao secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, durante reunião no Centro de Controle de Comando e Controle (CICC).

O encontro teve o intuito de discutir medidas para o enfrentamento dos atos violentos que vêm ocorrendo nas comunidades ribeirinhas do Estado e fronteiras brasileiras, como os ataques dos piratas nos rios e a disputa de facções criminosas pelo controle das rotas do tráfico de drogas.

Ao secretário da SSP, Wilker sugeriu a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública do Estado com as Forças Armadas para operações coordenadas contra a criminalidade instalada na região Amazônica.

“O governo precisa fazer uma força-tarefa do Estado com as Forças Armadas, que têm obrigação constitucional de patrulhar as fronteiras. O que está ocorrendo hoje no Médio e Alto Solimões é uma atrocidade, estão maltratando, saqueando e matando nossos ribeirinhos, precisamos propor uma solução para o abandono da segurança pública no interior”, ponderou Barreto.

Na ocasião, Mansur apresentou o portfólio de projetos e ações da SSP-AM no biênio 2022-2023 em todo o Amazonas, que custaria mais de R$ 200 milhões aos cofres públicos para ser implantado.

Porém, a falta de prioridade do Executivo em investir na segurança pública contribui para o aumento da violência no Estado.

“Parabenizo o general Mansur porque a SSP, na gestão do secretário, sabe o que fazer, mas sabe o que ele me falou? Que não tem dinheiro para investir. Com tantas farras deste governo, não ter dinheiro para aportar na segurança pública, ai é revoltante”, finalizou.

Insegurança em Fonte Boa

Na tribuna da Assembleia Legislativa, Wilker comentou a viagem feita ao município de Fonte Boa, no último dia 21 de julho deste ano.

Na ocasião, o parlamentar recebeu diversos relatos sobre a onda de violência que enfrenta a população da cidade e a necessidade de reforço policial, principalmente no combate aos ataques dos piratas nos rios da região.

Leia também outras matérias

Amazonino critica incompetência de Wilson Lima em evitar 3ª onda da pandemia

Redação Zero Hora AM

“Nos passos do Mito”: Delegado Pablo faz caminhada em Manaus com tênis da grife de Bolsonaro

Hugo Bronzere

TCE-AM doa móveis e computadores para Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência

Redação Zero Hora AM
Carregando....