29.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 01:28

Dep. Dermilson Chagas vota a favor do pagamento dos precatórios para os professores

Nesta quarta-feira (10-ago), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) votou a favor do Projeto de Lei nº 373/2022, oriundo da Mensagem Governamental nº 67/2022.

A lei autoriza o pagamento extraordinário dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio.

Com a aprovação da lei, poderão ser liberados os R$ 97 milhões que o Governo Federal já depositou na conta do Governo do Amazonas. Os professores que têm direito a receber o benefício são aqueles que trabalharam na década de 90. O deputado Dermilson Chagas disse que espera que o pagamento seja feito de imediato pelo Governo do Amazonas.

“As dúvidas sobre a forma do pagamento foram esclarecidas agora, com a explicação que o deputado Serafim Corrêa (PSB) nos trouxe que o pagamento será feito em parcela única. A Seduc deve preparar, caso ainda não tenha feito, a relação de todos os professores que trabalharam naquela época e que, portanto, têm direito a esse benefício”, sugeriu o deputado Dermilson Chagas.

O parlamentar também lembrou que, infelizmente, muitos professores faleceram e questionou no Plenário se os herdeiros teriam direito a receber. Durante a sessão, foi esclarecido pela deputada Profª Therezinha Ruiz (PL) que os filhos e parentes dos professores falecidos terão que ter autorização judicial e para isso terão de comprovar com documentos.

Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que o Poder Público foi condenado em processo judicial transitado em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de entrar com recurso no processo.

Ação na Justiça

O passivo do Fundef é decorrente das diferenças de complementação do valor anual por aluno, recebidos através da Ação Civil Originária nº 660 do Supremo Tribunal Federal, com a definição da destinação dos recursos, dos percentuais e critérios para o rateio dos recursos entre os beneficiados.

O deputado Dermilson Chagas discursou, durante a votação, ressaltando que os professores que têm direito a receber o benefício são os professores do Estado, que, à época, entraram com ação na Justiça.

“Nós temos de deixar algumas coisas bem claras. Uma delas é que, naquela época, quem entrou na Justiça foram os professores do Estado e não do Município. E muitos professores do Município vão querer saber se vão ter direito a receber o benefício também. Quem entrou na Justiça naquela época vai ter direito. Nesse caso, o Município não. Temos de deixar isso claro para que depois não digam que a Assembleia, o governador ou seja lá quem for é culpado pelo professor não receber”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, tendo como relator o deputado Serafim Corrêa (PSB) e parecer conjunto favorável das Comissões de Assuntos Econômicos e de Educação, tendo como relatora a deputada Profª. Therezinha Ruiz (PL).

 

Leia também outras matérias

Reforma tributária impacta empresas de porte médio e pode atrair as que estão no Simples Nacional; entenda

Redação Zero Hora AM

Após um ano da crise do oxigênio, ninguém foi punido pela morte de centenas de amazonenses

Redação Zero Hora AM

Polícia apreende ‘supermaconha’ que seria distribuída nas bandas de Carnaval em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo