A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), aproveitou a passagem do Dia da Gestante, comemorado hoje (15-ago), para lembrar suas conquistas no parlamento estadual voltadas à melhoria na qualidade do atendimento das futuras mamães no Estado.
Para Dra. Mayara, a grávida precisa de atenção especial em um momento único, delicado e merece o olhar do poder público para realização de melhorias no atendimento.
“Além de ser médica, já tive duas experiências de gravidez e sei o que uma mulher passa nesse período, dos cuidados que precisa ter para que nada de mal aconteça com ela ou com o seu bebê”, disse a deputada.
“Acredito que muita coisa pode mudar no atendimento dessas futuras mamães a partir da criação de leis e destinação de recursos por parte do poder público para que melhorias sejam efetivadas nesse atendimento antes, durante e pós-parto”, justificou Mayara.
A parlamentar enfatizou a importância da Lei n° 5.260/2020, que dá prioridade às gestantes no Sistema de Marcação de Consultas e Exames (SISREG).
A referida lei assegura atendimento a todo e qualquer encaminhamento, com solicitação de consultas e exames, desde o início da gestação (pré-natal) até o nascimento do bebê.
Mayara citou também o Programa Sentinela da Vida, criado pela Lei n° 5.334/2020, de sua autoria, que estabelece um sistema de vigilância, onde os casos identificados como gravidez de risco são monitorados e terão prioridade de atendimento em toda a rede assistencial hospitalar pública ou privada do Estado.
Na Lei nº 5.113/2020, a conquista paras as gestantes foi o direito à realização de exame de Ecocardiograma fetal durante o pré-natal nas maternidades públicas e privadas do Amazonas, para identificação de defeitos cardíacos congênitos, para monitoramento até o nascimento e o devido encaminhamento para realização de cirurgia.
A Lei também determina apoio e preparação da família para cuidados específicos do bebê.
Investimentos na Saúde no interior do AM
Além das leis sancionadas, o envio de recursos para o interior, por meio de emendas parlamentares, também foi lembrado pela médica, como a aquisição de equipamentos para Unidades de Saúde, entre eles, o valor de R$ 193.780,00 (Cento e noventa e três mil e setecentos e oitenta reais) transferidos ao Fundo Municipal da Saúde de Anori, para compra de dois (2) aparelhos de ultrassonografia portátil, para atender a demanda no município e localidades próximas.
A parlamentar destinou ainda, R$ 1 milhão, para a construção do primeiro anexo hospitalar para gestantes no Amazonas.
“Tenho orgulho de fazer parte desse trabalho pioneiro de construção de um anexo hospitalar em Tefé, que vai fortalecer a rede de atendimento às gestantes e otimizar os serviços na Calha do Médio Solimões. Meu sonho é estender e ampliar essa oferta nos municípios polo, beneficiando assim, a grávida em todo o Amazonas” concluiu, Dra. Mayara.