27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 22:27

STF julga que Guarda Municipal não tem poder de polícia

Por não fazer parte das forças de Segurança Pública listadas na Constituição, a Guarda Municipal não pode exercer o mesmo papel das polícias Civil e Militar dos Estados, limitando sua atuação à proteção de bens, serviços e instalações das cidades.

O entendimento é da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual apenas em situações excepcionais um guarda municipal pode abordar pessoas e fazer buscas pessoais, ou seja, nos casos em que as ações se mostrarem diretamente relacionadas à finalidade da corporação.

A Sexta Turma julgou um caso em que as provas colhidas durante uma busca pessoal feita por guardas municipais, num patrulhamento de rotina, foram consideradas ilícitas. Por conta disso, a condenação do réu por tráfico de drogas foi anulada.

Segundo o relator do caso, ministro Rogerio Schietti Cruz, a proposta de atuação dos guardas municipais vem sendo modificada nos últimos tempos, a partir do crescente interesse em armar os agentes a exemplo de Manaus.

O magistrado lembrou, no entanto, que a Constituição excluiu propositalmente a Guarda Municipal do rol dos órgãos da Segurança Pública, estabelecendo limites para suas atribuições.

Ainda de acordo com Cruz, as polícias Civil e Militar estão sujeitas a um rígido controle correcional externo do Ministério Público e do Poder Judiciário, mas as Guardas Municipais respondem apenas administrativamente aos prefeitos e às suas corregedorias internas.

Para o ministro, a Guarda Municipal pode até abordar pessoas e fazer buscas pessoais em casos excepcionais, desde que isso esteja relacionado à sua finalidade, que é tutelar o patrimônio do município. Mas isso não pode ser permissão para ações ostensivas ou investigativas típicas das polícias.

Leia também outras matérias

“Dia histórico e missão cumprida”: Wilker Barreto destaca início da contratação dos profissionais da enfermagem pelo governo do AM

Hugo Bronzere

Deputado protocola pedido de impeachment de Lula após fala sobre Dilma

Redação Zero Hora AM

“Expo Indústria Internacional” contará com patrocínio de empresas nacionais para promover negócios em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo