25.3 C
Manaus
9 de julho de 2025 | 23:56

Deputado Dermilson Chagas propõe PL que proíbe aumento de ICMS após ano de eleição

O deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) propôs um projeto de lei que proíbe o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) que forem reduzidos em ano eleitoral.

O projeto, segundo o parlamentar, tem o objetivo de evitar a má fé do chefe do Executivo que tentar a reeleição do cargo, tomando medidas eleitoreiras.

O projeto de lei, que está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desde o dia 10 de agosto, propõe que fique proibido o aumento de ICMS, reduzidos em ano eleitoral, dos seguintes produtos e/ou serviços: gasolina, etanol, diesel, energia elétrica, comunicação, gás de cozinha e itens da cesta básica.

O projeto de lei propõe ainda que o aumento de ICMS dos itens mencionados no PL só poderá ser feito seis meses após o pleito eleitoral.

“É mais do que notório que, em ano eleitoral, o governador que tenta a reeleição tome muitas medidas favoráveis à população apenas no intuito de angariar votos, sendo que, muitas vezes, após a eleição, tais medidas são revogadas, pois já atingiram sua real pretensão, que é o de conseguir os votos”, explicou Dermilson.

“Com a proposta dessa lei, as medidas de redução de imposto tomadas no ano de eleições pelo governador do Amazonas ficam asseguradas, mais especificamente do ICMS, mesmo após o período eleitoral. Com isso, a população conseguirá ser realmente beneficiada”, destacou o parlamentar.

Veja o que diz o projeto de lei:

PL 381, de 10.08.2022 proibição de aumento de ICMS reduzidos em ano eleitoral

Leia também outras matérias

Prof. Juliano Ralo Monteiro recebe título de Cidadão do AM, por iniciativa de Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM

Na véspera do Dia das Mães, governador Wilson Lima entrega kits de bebê para gestantes em Manaus

Redação Zero Hora AM

TCE-AM propõe interação entre instituições para cumprimento de metas ambientais da ONU

Hugo Bronzere
Carregando....