25.3 C
Manaus
21 de fevereiro de 2026 | 11:41

Eduardo Braga ganha mais uma na Justiça e instalação de medidores da Amazonas Energia volta a ser proibida

A desembargadora Maria do Perpetuo Socorro Guedes Moura determinou, neste sábado (08-out), a suspensão imediata da instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC) da Amazonas Energia, o conhecido “medidor aéreo”.

A medida acata Ação Popular apresentada à Justiça do Amazonas pelo candidato ao governo pela coligação “Em defesa da vida”, senador Eduardo Braga (MDB).

Essa é a quarta vez que o parlamentar consegue, na Justiça, suspender a implantação dos equipamentos na capital e no interior.

Veja o vídeo.

A luta de Braga contra a Amazonas Energia começou no início deste ano, quando a concessionária decidiu instalar o SMC sem consulta prévia dos consumidores de energia elétrica no Estado.

Em maio deste ano, o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior acatou Ação Popular ingressada pelo senador Eduardo. Mas, uma lei aprovada na Assembleia Legislativa (Aleam), em julho, proibiu a instalação do SMC e causou a suspensão da medida judicial em segundo instância.

Semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei estadual e os “medidores aéreos” seriam instalados novamente este ano.

Agora, com a nova decisão da desembargadora Maria do Perpetuo Socorro Guedes, os aparelhos voltam a ser proibidos, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 50 mil, conforme a medida judicial.

O senador Eduardo comemorou a nova decisão nas ruas redes sociais em um vídeo, onde ele explica a sua batalha contra a Amazonas Energia e convoca a população a fiscalizar a não instalação dos equipamentos.

“Você que está na sua rua, no seu bairro, na sua casa e a Amazonas Energia tentar instalar o SMC, não deixe! Ligue para o 99199-1515 e denuncie”, disse Braga.

Leia também outras matérias

Governador do AM apresenta plano de implantação do Grupamento de Combate a Incêndio no interior

Redação Zero Hora AM

Auxílio Gasolina pode ser incluído no projeto do ICMS, propõe Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Ibovespa encerra última sessão aos 118 mil pontos

Redação Zero Hora AM
Carregando....