26.3 C
Manaus
23 de maio de 2025 | 05:38

STF bate o martelo sobre uso de sacolas em supermercados de Manaus

Na última quarta-feira (19-out), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu validar uma lei municipal sobre o uso de sacolas em supermercados.

A lei em questão serve para os municípios de Marília (SP) e Manaus (AM) e determina a substituição de sacolas plásticas por sacolas de material biodegradável

A decisão foi tomada de maneira unânime, sendo reconhecida pelos ministros como constitucional. Com fins sustentáveis, a Corte decidiu ao final do julgamento pela aprovação de tese jurídica que será aplicada a todos os processos que envolvem o assunto no Judiciário brasileiro.

Uso de sacolas plásticas é proibido por lei em Marília (SP) e em Manaus (AM). A lei entrou em vigor no último dia 20.

O projeto chegou ao Supremo através de recurso da procuradoria de São Paulo. Anteriormente, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) considerou a norma como inconstitucional por vício de iniciativa. No STF a decisão foi contestada.

De acordo com a procuradoria, o PL deveria ter sido apresentado pelo Executivo local, não pelo Legislativo. Para o STF, é “constitucional, formal e materialmente, lei municipal que obriga a substituição de sacos e sacolas plásticas por sacos e sacolas biodegradáveis”.

A lei da cidade de Marília que chegou a ser considerada inconstitucional é do ano de 2011. Entre os argumentos trazidos pelo relator, o ministro Luiz Fux, esteve a afirmação de que cabe ao poder público tratar da questão da poluição em decorrência do uso das sacolas plásticas.

“A competência legislativa dos municípios é ampla perante as temáticas que não são regulamentadas especificamente por lei federal ou estadual”, afirmou.

Leia também outras matérias

Dep. Amom abre seleção para gabinete compartilhado em Brasília

Redação Zero Hora AM

Vereador Amom Mandel promete abrir ‘caixa preta’ do transporte coletivo de Manaus

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá convoca população a protestar contra instalação dos medidores aéreos de energia

Hugo Bronzere
Carregando....