27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 21:46

Deputado Dermilson Chagas apresenta projeto para alavancar a Economia Criativa no Amazonas

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) protocolou, na Assembleia Legislativa do Amazonas, o Projeto de Lei (PL) nº 420/2022, que estabelece políticas públicas de incentivo e promoção da Economia Criativa, da Economia Compartilhada e da Economia Colaborativa, elementos componentes do conjunto de economias exponenciais.

O objetivo do parlamentar é promover a atuação do Estado em prol do desenvolvimento econômico.

O documento de 12 páginas foi protocolado no dia 21 de setembro deste ano e está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O deputado acredita na aprovação do PL devido à relevância do seu conteúdo.

“Essa foi uma ideia que discuti com minha equipe jurídica, após ouvir pessoas de diversas regiões do Amazonas. Como deputado estadual, conheci a dura realidade dos 61 municípios do interior do nosso Estado e uma das situações que mais me chamou a atenção foi a falta de oportunidades para a população. Por isso é meu dever propor leis que visem o desenvolvimento coletivo e o bem-estar de todos, independente de votos”, destacou Dermilson Chagas.

Economia Criativa em outros Estados

O deputado explicou que a economia criativa é o conjunto de negócios com base no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, abrangendo os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

“A Indústria Criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Em 2017, o PIB Criativo totalizou R$ 171, 5 bilhões, com as maiores participações da Indústria Criativa, nos PIBs estaduais em São Paulo (3,9%), Rio de Janeiro (3,8%) e Distrito Federal (3,1%), todos acima da média nacional de 2,61%. Por que não implantar aqui o que está dando certo em vários lugares?”, questionou o parlamentar.

Aspectos importantes do PL

O deputado ressaltou que a sua sugestão de criar uma lei para estabelecer o Programa de Economia Criativa no Amazonas pode ajudar a mitigar os prejuízos causados pelas recessões econômicas mundiais que atingiram o mundo, incluindo Manaus.

Com a pandemia, muitos amazonenses perderam os seus empregos, e fatores externos socioeconômicos, como a guerra da Ucrânia e da Rússia, encareceram produtos básicos, como o trigo.

“Este PL obriga o Governo do Amazonas a incentivar a Economia Criativa, mediante planos de ações relacionadas aos processos de criação, de produção, de comercialização e de distribuição de bens e serviços oriundos da criatividade humana e da aplicação, além de instituir programas e projetos de apoio aos setores criativos, aos seus profissionais e aos seus empreendedores, visando o fortalecimento dos micro e dos pequenos empreendimentos criativos, além da qualificação da cadeia produtiva”, salientou o parlamentar.

O PL propõe ainda que o Programa incentive atividades que se desenvolvem a partir dos elementos da herança cultural, envolvendo as celebrações e os modos de criar, viver e fazer, tais como o artesanato, a gastronomia, o lazer, o entretenimento, o turismo, sítios com valor histórico, artístico e paisagístico, e a fruição a museus e bibliotecas, além de prever o incentivo das artes, da arquitetura e de mídias que se comunicam com os grandes públicos, através de atividades que possuam uma finalidade funcional, como a arquitetura, a moda, as animações digitais, jogos, aplicativos eletrônicos, softwares e design de interiores, de objetos e de eletrônicos.

Leia também outras matérias

TCE-AM define recesso de fim de ano; atividades retornam 12 de janeiro

Hugo Bronzere

Motociclista m0rre em avenida de Manaus após bater em caminhão caçamba

Redação Zero Hora AM

Homem agride namorada em shopping de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo