25.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 05:55

Marília Mendonça: Brasil relembra acidente que matou cantora sertaneja, há um ano

Amanhã, dia 5 de novembro, completa um ano do acidente que matou a cantora Marília Mendonça, ícone da música sertaneja.

A artista voava em um bimotor da empresa PEC Taxi Aéreo, que caiu durante o pouso previsto para o aeroporto de Caratinga, em Ubaporanga, cidade próxima a Belo Horizonte (MG).

A aeronave se aproximava do pouso quando colidiu com cabos de alta tensão de uma torre de distribuição e caiu no vale do Rio Doce.

Também morreram na queda Abicieli Silveira Dias Filho, assessor e tio da cantora, Henrique Ribeiro, seu produtor, o piloto Geraldo Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.

A perícia feita pelo Instituto Médico Legal, o IML, nos corpos das vítimas mostrou que os cinco morreram de politraumatismo, causado pelo impacto da aeronave no solo.

A investigação do acidente é conduzida pelo Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, da Força Aérea Brasileira, a FAB, e não tem como finalidade identificar os culpados pelo acidente, mas ajudar a prevenir novos casos semelhantes.

“A investigação está em fase final e terá o menor prazo possível para a conclusão, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes” diz o comunicado do órgão.

Segundo o Cenipa, o próximo passo envolve discutir a versão inicial do relatório com representantes credenciados dos países que atuaram na fabricação da aeronave e dos motores.

“Concluídas as análises, serão emitidas as recomendações de segurança”, informa o órgão da FAB.
À época do acidente, exames toxicológicos e para detecção de doenças preexistentes realizados pelo IML de Minas Gerais descartaram a hipótese de que o piloto e o copiloto do avião que transportava a cantora Marília Mendonça tenham tido problemas de saúde ou feito uso de substâncias psicotrópicas.

A hipótese de que a aeronave tivesse sido atingida por arma de fogo também já havia sido descartada.

Leia também outras matérias

Projeto do vereador Sassá que garante distribuição de fraudas geriátricas é aprovado na CMM

Hugo Bronzere

Vereadores de Manaus retornam do recesso parlamentar utilizando nova tecnologia nas sessões plenárias

Redação Zero Hora AM

Amom Mandel recebe Prêmio Congresso em Foco na categoria Clima e Sustentabilidade

Hugo Bronzere
Carregando....