5 de dezembro de 2025 | 01:20

Ministros do STF são xingados na porta de hotel em Nova York

Como se não bastassem as manifestações por todo o Brasil, que se intensificaram após a vitória de Lula, manifestantes também estão protestando mundo afora. Ontem domingo (13-nov), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que estão em Nova York para participar do evento do Lide Brazil Conference, que acontece nesta segunda (14-nov) e terça (15-nov) foram hostilizados por manifestantes.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, manifestantes gritam e xingam os magistrados quando eles saem do hotel pela porta principal para entrar em uma van, estacionada logo em frente. Quando o ministro Gilmar Mendes sai do hotel em direção ao veículo, uma das pessoas grita: “O que é seu está guardado, seu bandido”.​

Mais cedo, segurando cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas” e com vestimentas nas cores verde e amarelo, os manifestantes gritavam: “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vem sendo acusado pelos apoiadores mais fanáticos de atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e de privilegiar o então candidato à presidência e agora presidente-eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em outro momento, na Times Square, o ministro Luís Roberto Barroso é abordado na rua por uma mulher. Ela o questiona: “Como está, senhor juiz?” e responde: “Muito bem, senhora. Feliz pelo Brasil”.

Em seguida a mulher, que grava todo o percurso, complementa: “Ah, tá bom. Mas nós vamos ganhar essa luta. Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Que a gente vai ganhar essa luta, cuidado. O povo brasileiro é maior do que a nossa Suprema Corte”. E Barroso responde: “Com a graça de Deus”. A mulher continua: “Você não vai ganhar o nosso país”. Em seguida, Barroso entra em uma loja e diz: “Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passar bem”.

Leia também outras matérias

Wilson Lima recebe de Lula garantia de apoio às famílias afetadas pela estiagem no Amazonas

Redação Zero Hora AM

TCE-AM julga 158 processos na sessão de terça-feira (11)

Redação Zero Hora AM

Mortes confirmadas no acidente em rodovia de Minas chegam a 38

Redação Zero Hora AM
Carregando....