31.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 14:40

Período defeso começa hoje nos rios do AM e ganha destaque do deputado Dermilson Chagas

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) afirmou hoje (15-nov), data que começa o defeso de nove tipos de peixes no Amazonas, que o período é de importância vital para que as espécies possam se reproduzir na natureza e evitar que entrem na lista dos peixes em risco de extinção.

O parlamentar informou que o período do defeso é de 15 de novembro a 15 de março, sendo proibida a pesca das espécias aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, pacu e marapá.

Já o tambaqui tem a pesca proibida até o dia 31 de março de 2023, e o pirarucu tem a sua pesca proibida o ano inteiro.

“O período do defeso é estabelecido para que os peixes possam ter tempo para se reproduzirem na natureza. Por isso, é importante que todos se conscientizem que a pesca neste período pode colocar em risco a sobrevivência dessas espécies nos nossos rios, igarapés e lagos”, comentou Dermilson.

O parlamentar ressaltou que, durante esse período, somente os peixes oriundos da piscicultura poderão ser comercializados, mas, para tal, é preciso que quem estiver comercializando possa comprovar a origem do pescado.

Dermilson Chagas também disse que a população de um modo geral, inclusive os próprios pescadores, devem contribuir com a preservação dessas espécies e evitarem a pesca irregular.

Importância do seguro-defeso

Dermilson Chagas explicou que, durante o período do defeso, os trabalhadores que têm na pesca a sua única fonte de renda familiar têm direito a receber o Seguro-Defeso, porque nessa época eles ficam impossibilitados de exercer a sua atividade.

“O Seguro-Defeso é o serviço que permite ao pescador solicitar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o pagamento do benefício de Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal durante o período de defeso, que acontece todos os anos para preservação das espécies”.

Dermilson Chagas explicou que o valor que os pescadores recebem é de um salário-mínimo e que pode variar de três a cinco meses por ano, dependendo da área.

Leia também outras matérias

Eduardo Braga recorre da decisão de juiz que autoriza AM Energia instalar novos medidores

Redação Zero Hora AM

Delegado Pablo explica nas redes sociais o prejuízo de R$ 2 bilhões causado pelo ex-presidente Lula

Redação Zero Hora AM

“Dia histórico e missão cumprida”: Wilker Barreto destaca início da contratação dos profissionais da enfermagem pelo governo do AM

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo