31.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 13:51

Pontes da BR-319 só ficam prontas no final de 2023, explica DNIT, após cobrança de Wilker Barreto

As pontes que desabaram nos km 23 e 12 da BR-319, e causaram a morte de quatro pessoas em setembro e outubro deste ano, serão reconstruídas até o final de 2023. A previsão é do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (DNIT/AM), Luciano Moreira de Sousa Filho.

A declaração foi feita durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), após o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) questionar o prazo de reconstrução das pontes.

Wilker criticou a demora na conclusão das obras sobre o Rio Curuçá (KM-12) e no Rio Autaz Mirim (KM-25). A primeira ponte desabou dia 28 de setembro, deixando quatro mortos, 14 feridos e um desaparecido, enquanto a segunda estrutura caiu em 8 de outubro, sem feridos.

Em resposta, o superintendente disse que a reconstrução da ponte do Rio Curuçá será iniciada após a retirada total dos escombros e que a medida está sendo executada no período da vazante.

“Estamos iniciando na próxima semana, correndo para não perdermos a vazante, para retirar os escombros. O contrato está sendo celebrado de hoje para amanhã, com a empresa que trabalha com demolição, para iniciar a reconstrução”, afirmou Luciano, frisando que o planejamento do DNIT não está atrasado.

DNIT ainda analisa obra sobre o Rio Autaz Mirim

Sobre a ponte do Rio Autaz Mirim, Luciano explicou que a passagem seca de 30 metros de extensão, feita provisoriamente para garantir o fluxo de veículos e pedestres na região, está sendo analisada diariamente pelo DNIT.

“Sobre a solução provisória do Rio Autaz Mirim, de passagem seca, estamos cientes que ela não terá finalidade à medida que o nível da água for subindo. Pode ser uma balsa, pode ser uma ponte provisória, estamos analisando uma solução nesse momento”, afirmou o superintendente.

Por fim, Wilker espera que o cronograma de ações anunciado pelo superintendente seja cumprido rigorosamente para garantir o retorno da trafegabilidade na rodovia federal.

Leia também outras matérias

Em Portugal, Amom participa de Fórum e defende mais investimentos ambientais no AM

Redação Zero Hora AM

Amazonas na lista de Estados acusados de desviar recursos da pandemia, aponta CGU

Redação Zero Hora AM

Escoteiros do Grupo Dom Bosco Manaus participam do Dia Mundial da Limpeza

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo