26.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 08:26

MPAM comemora data nacional em homenagem ao Ministério Público

Redação ZH – No dia 14 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Ministério Público. A data marca o calendário nacional de feriados do MP, que homenageia o órgão pelo trabalho em defender os direitos do cidadão e dos interesses sociais e coletivos.

A casa ministerial possui um papel fundamental como guardiã dos direitos e garantias constitucionais dos cidadãos. A Instituição age como porta-voz da sociedade em favor do bem público, da coisa pública, do respeito às leis nacionais e à Constituição Federal.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, não se trata de ser simplesmente o guardião da lei: apesar de incluir o aspecto da legalidade, a missão do Ministério Público vai muito além desse campo.

Abrange também a guarda e a promoção da democracia, da cidadania e da justiça e da moralidade.

“O Ministério Público do Amazonas (MPAM) cuida dos interesses da sociedade de uma maneira geral, principalmente nos setores mais vulneráveis e mais necessitados de amparo, como as etnias oprimidas, o meio ambiente, o patrimônio público e os direitos humanos, entre outros.

As funções atribuídas ao MP na Constituição brasileira acumulam as características de fiscal, ouvidor e advogado do povo. Colocam-no em uma interessante posição de defensor da sociedade e do Estado democrático de direito contra possíveis ataques dolosos”, disse o PGJ demonstrando a grandeza e a importância da Instituição.

Origem do Ministério Público

A origem Nacional do Ministério Público foi estabelecida pela Lei Orgânica do MP (Art. 82, Lei 8.625/1993), sancionada pela Presidência da República. O dia 14 de dezembro foi escolhido por registrar a data em que sanciona a primeira Lei Orgânica do MP (Lei Complementar Federal 40/1981), diploma legal que definiu um estatuto básico e uniforme, com princípios e atribuições claros, tornando-se um marco na história do Ministério Público no país.

 

Leia também outras matérias

Deputado desmente comandante da PM sobre arrastão em UBS de Manaus

Redação Zero Hora AM

Ladrão que atirou na cabeça de criança é morto com tiro na cabeça, por justiceiro, em Manaus

Hugo Bronzere

Dermilson Chagas entra na Justiça contra pagamento de R$ 37 milhões da reforma na AM-010

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo