A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu na quarta-feira (15-dez) a Medalha do Mérito Legislativo à médica cardiologista Kátia do Nascimento Couceiro.
A homenagem, que visa agraciar personalidades que contribuem com ações e serviços relevantes para a sociedade amazonense, foi uma indicação do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), como reconhecimento à atuação da profissional no cenário da cardiologia no Estado.
Com larga experiência nas áreas da medicina e cardiologia clínica, com ênfase na área da Estimulação Cardíaca artificial e Eletrofisiologia Clínica e invasiva, além da educação Médica, a dra. Kátia possui doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mestrado em Educação Médica com especialização em Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável pela Associação Médica Brasileira (AMB).
É “fellow” (membro de um grupo de professores de alto nível de uma faculdade ou universidade) da Sociedade Europeia de Cardiologia (FESC-2020). Atualmente, é diretora do Centro de Arritmias Cardíacas de Manaus.
Kátia foi também presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia (SBC-AM) no biênio 2020-2021 e vice-presidente da Academia Amazonense de Medicina (2020-2021) e subcoordenadora do Curso de Medicina da Escola de Saúde da UEA.
Na área acadêmica, a médica é professora da disciplina de Cardiologia e também ocupa o cargo de vice-reitora da UEA no quadriênio (2022-2026).
Atua ainda como editora da Revista de Ciências da Saúde da universidade e revisora da Revista da Fundação Hospital Adriano Jorge.
Autor da indicação, Wilker enalteceu que a trajetória profissional da homenageada preenche os requisitos para a entrega da comenda do Legislativo estadual.
“Pelo histórico que tem a Dra. Katia Couceiro, professora titular da UEA, foi presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia e agora vice-reitora da nossa universidade, ou seja, pela enorme contribuição na área da academia e da medicina, fico feliz por ela ter aceitado essa honraria tão importante desta Casa indicada por este parlamentar”, afirmou Wilker.