REDAÇÃO ZH – O viaduto Josué Cláudio de Souza, que liga as avenidas Boulevard Álvaro Maia e Humberto Calderaro Filho, na zona sul de Manaus, não corre risco de desabar. A constatação é dos técnicos da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminf), que hoje (22-dez) de manhã estiveram no local para analisar o viaduto.
Atendendo ao pedido do vereador Sassá da Construção Civil (PT), que preside a comissão de Serviços e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus, os técnicos da Seminf vistoriaram as colunas e alças do viaduto.
“A população ficou em pânico! Até eu fiquei preocupado. Por isso, solicitei a presença da Seminf pra vir ao local. Os dois engenheiros explicaram que não há risco de desabamento, pois a base da estrutura está intacta”, explicou o vereador.
No entanto, a Seminf começa a trabalhar, na sexta-feira (23-dez), na contenção de uma erosão provocada pelas fortes chuvas e que prejudica quem mora na Comunidade Boulevard, que fica na parte de baixo do viaduto.
“Sem fissuras e trincas”, garante Seminf
“Constatamos visualmente durante a vistoria que o viaduto não apresenta patologias como fissuras e trincas em nenhum componente estrutural. O que aconteceu aqui trata-se da erosão do antigo talude localizado ao lado do viaduto, além de danos na escada hidráulica, localizada a cerca de oito metros de distância no mesmo terreno, que carreou praticamente todo o material oriundo do talude de contenção do barranco, formando essa erosão”, explicou o subsecretário municipal de Obras Públicas, Madson Lino Rodrigues.