Manaus é a capital brasileira com mais cadastros na Tarifa Social, benefício que oferece à população mais vulnerável o desconto de 50% nas contas de água e de esgoto.
Recentemente, o número de famílias cadastradas no projeto que, na cidade, ganhou o nome de Tarifa Social Manauara, chegou a 114 mil na capital, o que significa que, aproximadamente, 500 mil pessoas têm acesso ao benefício na cidade.
Desde a chegada da água tratada à Comunidade das Flores, na zona norte da capital amazonense, em setembro do ano passado, a população que mora no local foi cadastrada na Tarifa Social.
A autônoma Isonete Bastos, de 34 anos, comemora a nova realidade. “O meu maior sonho era abrir a torneira e ter água. Parece ser uma coisa simples, mas, pra gente, é algo muito importante. É uma vitória!”, destaca.
Para ela, ter o desconto de 50% ajudou na divisão das contas da casa. “A tarifa é muito boa para a gente pagar, pelo preço, porque, às vezes, as condições financeiras pesam, ainda mais quando você tem filho”, ressaltou a moradora.
“Esse benefício nos proporciona manter as contas em dia. Isso sem falar que a tarifa mostra o quanto a gente consome. É uma forma de ajudar que a evitar o desperdício de água”, acrescenta.
Como se cadastrar na Tarifa Social
Para se cadastrar e se tornar beneficiário, o titular da conta precisa apenas estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, com o Bolsa Família.
Após a solicitação, as equipes da empresa fazem a análise dos dados para liberação do benefício. A família passará a ter o desconto de 50% no valor da fatura, desde que não ultrapasse o consumo de 15 mil litros de água por mês.
Quem deseja solicitar o benefício pode ir a qualquer ponto de atendimento ao cliente nos PACs e na loja física da concessionária, na avenida Leonardo Malcher, 1237.
A adesão ao programa é simples e de forma gratuita, com a apresentação do cartão Bolsa Família, documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.
Desconto de 50% no pagamento da tarifa
Ao se cadastrar, o cliente obtém 50% de desconto no pagamento da tarifa, pois o benefício recai sobre a primeira faixa de consumo, que automaticamente é estendida de 0 a 10 metros cúbicos para 0 a 15 metros cúbicos por mês. Isso representa 15 caixas de mil litros de água.
Os dados estão à disposição dos usuários na própria fatura mensal, em cumprimento à Lei nº 2.001, de 26 de junho de 2015, Art. 1.º.
“Esse é um mecanismo que leva dignidade a essas pessoas, para elas receberem uma conta que conseguem pagar, recebendo um serviço de qualidade. Além disso, a nossa ampliação do esgotamento sanitário em Manaus já começa a chegar a esses locais, como está ocorrendo, de forma pioneira, no Beco Nonato, no bairro da Cachoeirinha”, aponta o Relações Institucionais da Águas de Manaus, Semy Ferraz.