28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 16:39

Veja as dicas de segurança para ativar recursos nas viagens por aplicativos

Para quem utiliza aplicativos de transporte em Manaus algumas dicas podem ser úteis para reforçar a segurança e deixar as viagens mais tranquilas. A medida pode ajudar passageiras em situações de perigo.

Você sabia que:

  • 1 em cada 3 brasileiras já sofreu alguma violência, principalmente assédio 36% receberam comentários desrespeitosos ao andar na rua (20,4 milhões de mulheres)
  • 10,4% foram assediadas fisicamente em transporte público (5,2 milhões de mulheres)
  • 5% foram agarradas ou beijadas sem o seu consentimento (2,2 milhões de mulheres)
  • 66% dos brasileiros presenciaram uma mulher sendo agredida fisicamente ou verbalmente
  • 51% viram mulheres sendo abordadas na rua de forma desrespeitosa

Fonte: Pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”

Esta semana, a polícia da capital paulista prendeu uma quadrilha de motoristas por aplicativos que sequestrava, roubava e estuprava passageiras sozinhas.

Veja abaixo os recursos oferecidos pelas plataformas Uber e 99:

⭐Avaliação do motorista: comentários sobre o motorista devem ser analisados pelo passageiro.

📍 Local de embarque: para aguardar a chegada do carro, o passageiro deve buscar uma localização segura e que foi estipulada ao solicitar o serviço.

🔎 Informações da viagem: verifique se as informações do modelo, a cor e a placa do carro batem com os mesmos dados que aparecem no aplicativo. Antes de entrar no carro, pergunte ao motorista o nome dele e peça para ele confirmar o nome do passageiro. Em caso de divergência, ambos devem cancelar a viagem e avisar os apps.

  • Na Uber: entre no app e escolha a opção “Ajuda” e depois clique em “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”. Depois escolha a viagem e escolha as opções para “Reportar problema de segurança”.
  • Na 99: entre em contato pelo número 0800-888-8999 ou acesse dentro do seu aplicativo a opção Ajuda > Segurança > Motorista não era o mesmo.

📱 Compartilhe seu trajeto: ative a opção de compartilhamento da viagem em tempo real com pessoas de confiança.

Na Uber: é possível compartilhar as viagens com até cinco telefones cadastrados nos “Contatos de Confiança”. Para isso, clique na opção segurança que aparece no app (com o ícone que ter o formato de escudo). Além disso, as viagens podem ser compartilhadas com qualquer outro contato clicando em “Compartilhar status da viagem”. Eles receberão um SMS ou uma notificação push para acompanhar a viagem e ver a previsão de chegada.

  • Na 99: entre no app e solicite uma corrida. Após o início da viagem, toque no ícone de segurança, localizado no canto direito da tela. Escolha a opção “Compartilhar corrida” e selecione o contato desejado. O contato cadastrado irá receber um SMS com o aviso e poderá visualizar a sua localização na rota.

🔴 Gravação: possibilidade de gravação do áudio da viagem diretamente no aplicativo, que, se necessário, poderá ser compartilhada com autoridades. Os arquivos permanecem nos dispositivos de quem realizou a gravação e podem ser abertos pelas empresas, como também as autoridades policiais.

  • Na Uber: durante a corrida, toque no escudo de segurança (azul). Depois selecione a opção para gravar áudio e toque para gravar o áudio. Tome cuidado para não abafar o microfone com as mãos. No momento em que a viagem terminar ou acessando o histórico de viagens, clique na opção de relatar um incidente de segurança para anexar o arquivo de gravação de áudio.
  • Na 99: toque no escudo azul da tela inicial do app e depois toque em “Concordar e iniciar”. Após aceitar os termos, começa a gravar o áudio, que será interrompido de forma automática quando a viagem for finalizada. Automaticamente, também, os dados são enviados e armazenados na central de segurança da 99.

📞 Ligação de emergência: em situação de perigo ligue para a polícia (190).

  • Na Uber: utilize o atalho que permite ligar para a polícia (190) diretamente do aplicativo (dados da corrida e localização do veículo são disponibilizados na tela durante a ligação para facilitar a comunicação).
  • Na 99: no “Botão de emergência” é possível ligar automaticamente para o 190 por meio do app (quando o dispositivo é acionado também aparecem informações na tela da corrida).

👀 Checagem de rota: serviço de monitoramento de rota que detecta se ocorrerem mudanças bruscas de trajeto ou paradas longas e envia notificação ao usuário com informações sobre as ferramentas de segurança disponíveis.

🔐 Recursos extras nas configurações: a Uber possui um código de verificação (U-Código). A ferramenta precisa ser ativada para que todas as vezes que solicitar uma corrida, aparecerá em sua tela um código de segurança que deverá ser fornecido ao motorista para que a viagem seja iniciada.

Para ativar: no aplicativo clique na opção “Confira Sua Viagem”, que vai habilitar uma senha de quatro dígitos para ser fornecidos ao motorista.

Na 99: o passageiro pode optar por utilizar a função “Bloquear” caso deseje evitar que aquele motorista aceite sua solicitação em corridas futuras. Com o serviço, o usuário evita novos encontros com o mesmo motorista.

Para ativar: ao finalizar a corrida, vai aparecer a opção para você fazer a avaliação do motorista e junto você vai ter o campo para “Bloquear” o motorista. Mas se você já avaliou o motorista e não viu essa opção, ainda é possível ativar o recurso; veja abaixo:

  1. Toque no “Menu”, fica no lado esquerdo na parte de cima da tela inicial do seu aplicativo;
  2. Toque em “Corridas”;
  3. Escolha qual a corrida, depois toque na avaliação e vai ter a opção de “Bloquear”.

🚑 Em caso de acidente: ative os serviços de emergência, como a polícia e ambulância. Também avise a plataforma responsável pelo serviço.

  • Na Uber: para informar sobre o acidente acesse Segurança > Eu me envolvi em um acidente. Em seguida, verifique se selecionou a viagem correta e envie os detalhes da viagem. A central de atendimento é 0800-006-8068.
  • Na 99: acesse “Central de Ajuda” ou entre em contato com a Central de Segurança pelo telefone 0800-888-8999.

Leia também outras matérias

Defesa Civil do Amazonas recomenda interdição de parte do Porto de Autazes

Redação Zero Hora AM

TCE-AM tem 62 processos em julgamento na sessão de amanhã (05)

Hugo Bronzere

Aluno que atacou colega em escola de Manaus vai receber atendimento psicológico

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo