27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 08:23

Autor da Lei de Preservação dos Igarapés: vereador Professor Samuel chama atenção para conscientização da população

O vereador Professor Samuel (PL), autor da Lei n° 2.130/2016, que instituiu a terceira semana do mês de março como a Semana de Preservação dos Igarapés da Cidade de Manaus, fez um alerta para a importância da conscientização e preservação dos igarapés.

Em 2022 a Prefeitura de Manaus gastou aproximadamente R$ 12 milhões na modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade, retirando em média 27 toneladas de lixo, por dia, a um custo de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.

“Diante da realidade que se agrava a conscientização é o melhor caminho para preservação, durante essa semana a meta é desenvolver ações em todos as esferas possíveis buscando uma reeducação para adultos e uma base para as crianças. O valor gasto por ano, daria em média para construir 8 creches, reformar hospitais, investir em infraestrutura”, ressaltou Professor Samuel.

Em 2021 quase todos os 150 igarapés da capital amazonense já estavam poluídos com lixo e outros rejeitos. Especialistas dizem que levará pelo menos 20 a 30 anos para que os cursos d’água se recuperem. Alguns, considerados “igarapés mortos”, dificilmente serão salvos, já que suas nascentes foram soterradas com lixo ou terra.

“Além da beleza natural, estamos perdendo oportunidades de transporte e turismo por não cuidarmos adequadamente dos nossos igarapés. A grande pergunta é o que podemos fazer? Inúmeras leis já existem, como a da Semana de Preservação dos Igarapés, mas que muitas vezes passam despercebidas”, alertou.

Desde que a lei foi instituída em 2016 o vereador Professor Samuel organizou diversas ações de conscientização, com panfletagem, tribunas populares, conscientização nos bairros em moradias próximas a igarapés e rip-raps.
É inegável que a população não pode ser isentada e com a união junto ao poder público podemos gerar uma mudança que seja eficaz e definitiva na construção de uma cidade com melhor qualidade de vida.

Coleta agendada

Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou nas ruas, a Prefeitura de Manaus oferta o serviço de coleta agendada de grandes objetos.
O programa funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação, pelo WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.

 

Leia também outras matérias

Vídeo – Professor de cursinho ensina alunos a “estupr@r cadáveres de mulheres”

Hugo Bronzere

Governo do Amazonas lamenta a morte do ex-deputado Arthur Bisneto

Redação Zero Hora AM

Dia Int. da Enfermagem: profissionais do AM reclamam de atrasos de salário e péssimas condições de trabalho

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo