30.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 22:18

Vice-presidente do IRB, conselheiro do TCE-AM participa de acordo firmado com Agência dos Estados Unidos

O coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, participou ontem (29-mar) à tarde da assinatura do termo de contratação do serviço da assistência técnica firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA).

O evento aconteceu na sede do Instituto Rui Barbosa (IRB), em Brasília, e também contou com a participação da cônsul comercial do Governo Americano em Brasília, Alexandra Holmgren; de conselheiros dos Tribunais de Contas do Ceará, Espírito Santo, Paraná, e Amapá, além de diretores e gerentes do IRB.

Vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB, o conselheiro Mario de Mello destacou a importância do acordo firmado com a agência americana.

“Foi um acordo extremamente importante para a área de controle. A experiência da agência americana tem mostrado que nem sempre o melhor preço é o mais vantajoso ao serviço público. Às vezes, você compra uma caneta baratíssima, mas que não escreve, e a assistência técnica da agência vai nos ajudar a avaliar as práticas em compras públicas no Brasil”, destacou o vice-presidente do IRB e conselheiro do TCE-AM, Mario de Mello.

O convênio assinado pela instituição prevê o fornecimento de um serviço de assistência técnica pela Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA) focado em compras públicas. O acordo permitirá avaliar as práticas de auditorias de compras em curso no governo brasileiro, apresentando recomendações práticas relacionadas aos processos e políticas públicas, e desenvolvendo ferramentas para realização das auditorias

“Esse projeto do Instituto Rui Barbosa com a USTDA será um ponto de inflexão na atuação dos Tribunais de Contas na área das compras públicas. É um projeto alinhado ao que o IRB acredita, que é o controle externo funcional, aquele que ajuda o desenvolvimento econômico. Com esse projeto, trabalharemos para que os Tribunais de Contas incentivem e estimulem a Administração Pública a conduzir o processo de aquisições considerando sempre o valor, o ciclo de vida útil e a qualidade do produto”, destacou o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes.

Leia também outras matérias

Para encontrar Jesus, 400 pessoas morrem ao fazer “jejum prolongado”

Redação Zero Hora AM

Samel: pacientes são intimidados por seguranças em Pronto Socorro

Redação Zero Hora AM

Live no Facebook registra execução de homem que assistia jogo de futebol

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo