26.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 08:12

TCE-AM promove roda de conversas para desmistificar o Transtorno do Espectro Autista

Para promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desmistificar crenças e preconceitos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou hoje (14-abr), no auditório da Corte de Contas, uma roda de conversa com o tema “Autismo: entender para acolher”.

Realizado em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) e a Diretoria de Saúde (Disau), o evento contou com a participação de diversos profissionais da área que realizaram pequenas apresentações seguidas pelas rodas de conversas sobre o TEA para uma plateia de servidores, estagiários e estudantes de instituições de fora do TCE-AM.

“O Tribunal de Contas está sempre realizando atividades alusivas a datas e momentos especiais e importantes, como é o caso da roda de conversa de hoje, que faz inclusive alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, que foi comemorado no dia 2 de abril”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

“Como um órgão público de controle, é fundamental que atividades como essa, que levam conscientização, sejam incentivadas não somente no âmbito do Tribunal de Contas, mas em todos os órgãos da administração pública amazonense”, acrescentou.

Durante a roda de conversa, foram discutidas as características do autismo, a importância do diagnóstico precoce para uma intervenção adequada e eficaz, além do papel da família e da sociedade na inclusão e acolhimento de pessoas com TEA, entre outros.

Entre os profissionais presentes no evento estiveram as doutoras Loren Rodrigues Cavalcante, médica psiquiatra da Diretoria de Saúde do TCE-AM; Adriana Auzier Loureiro, médica pediatra da infância e adolescência e Coordenadora do Núcleo de Autismo da Prefeitura de Manaus; Mayda de Oliveira Queiroz, médica psiquiatra da Infância e Adolescência e professora em psiquiatria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Participaram ainda Nayara Silva da Costa Maciel, terapeuta ocupacional especializada em Intervenção Precoce no Autismo, baseada no modelo Denver e ABA;  Vanessa Cordeiro Saraiva de Melo, enfermeira da Fundação Hospital Adriano Jorge, além de Camila Soares de Souza, fonoaudióloga especialista em TEA e Transtorno de Desenvolvimento Infantil.

Para a diretora de saúde do TCE-AM, Camila Bandeira, eventos como este são fundamentais para dar luz ao Transtorno do Espectro Autista, que é bastante conhecido por meio do senso comum, mas que ainda carrega consigo bastante desinformação técnica e está envolto de crenças que não condizem com a realidade.

“O evento foi uma iniciativa importante para conscientizar sobre o autismo e desmistificar crenças e preconceitos em relação ao transtorno que atinge milhares de pessoas. A participação de profissionais de diferentes áreas da saúde permitiu a troca de conhecimentos e experiências sobre o TEA, portanto o evento servirá como um modelo a ser adotado em anos posteriores”, destacou.

TEA

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social e o comportamento.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma em cada 160 crianças tenha TEA em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas tenham TEA, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Leia também outras matérias

O que acontecerá com os estudantes flagrados com facas no Colégio da Polícia Militar?

Redação Zero Hora AM

Águas de Manaus abre inscrições para 3º Prêmio de Jornalismo Ambiental

Hugo Bronzere

Eduardo Braga lança o maior pacote de obras da Vila Amazônia, em Parintins (AM)

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo